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dc.contributor.authorMacedo, Lucinda Maria da Rocha-
dc.date.accessioned2020-08-25T15:39:05Z-
dc.date.available2020-08-25T15:39:05Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationMACEDO, Lucinda Maria da Rocha. Avaliação de políticas públicas: questões sobre a formação profissional do PNQ/PlanTeQs – Recife. Revista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL), Fortaleza, ano 5, v. 1, n. 9, p. 19-29, jan./jun. 2012.pt_BR
dc.identifier.issn2176-9923 (online)-
dc.identifier.issn1984-3100 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53646-
dc.description.abstractThe article presents a study focused on changes in the living conditions of the graduates from the National Vocational Qualification (PNQ - Plano Nacional de Qualificação). The research focuses on PlanTeQs (Planos Territoriais de Qualificação - variant of PNQ) / PE / Recife between 2004 and 2005. The context considered is that of neoliberalism, globalization, the Toyota Production System and competency model. Globalization is understood as generating impacts on work and PNQ is the key response to the challenges posed by this process. The historical conditions of the emergence of the Program and its weaknesses have been taken into account in the evaluation. To carry out the evaluation we used a questionnaire (open and closed questions), qualitative and quantitative methods, as well as the transdisciplinary approach. The assessment indicates that, in the name of the qualification of the worker, the emphasis of the program lies in its subordination to the logic of capital appreciation and market demands.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Avalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação de políticas públicaspt_BR
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.subjectPlanos Territoriais de Qualificação - Recife/PEpt_BR
dc.subjectPlano Nacional de Qualificação profissional (PNQ)pt_BR
dc.titleAvaliação de políticas públicas: questões sobre a formação profissional do PNQ/PlanTeQs - Recifept_BR
dc.title.alternativeEvaluación de la política pública: cuestiones sobre la formación profesional del PNQ/PlanTeQs – Recifept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo apresenta um estudo centrado nas mudanças sobre as condições de vida dos egressos do Plano Nacional de Qualificação profissional (PNQ). Tem como objeto de pesquisa a expressão estadual do PNQ: Planos Territoriais de Qualificação, PlanTeQs/PE/Recife 2004 e 2005. O escopo de pesquisa considera o contexto do neoliberalismo, da globalização, do toyotismo e do modelo das competências. A globalização é entendida como geradora de impactos sobre o trabalho e o PNQ como uma das respostas para enfrentar os desafios postos por este processo. Na avaliação se consideraram as condições históricas da emergência do Programa e as fragilidades do mesmo. Privilegiou-se como instrumento o questionário (questões fechadas e abertas), o uso de métodos qualitativos e quantitativos e a abordagem transdisciplinar. A avaliação indica que, em nome da qualificação do trabalhador, a ênfase do Programa recai na sua subalternização à lógica do capital e a valorização das demandas do mercado.pt_BR
dc.title.enPublic policies evaluation: issues on vocational training PNQ / PlanTeQs - Recifept_BR
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