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dc.contributor.advisorBezerra, José Arimatéa Barros-
dc.contributor.authorDantas, Barbara Ribeiro-
dc.date.accessioned2020-09-16T12:03:58Z-
dc.date.available2020-09-16T12:03:58Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationDANTAS, Barbara Ribeiro. A mulher, a comida e a rua: provedoras de alimentos e de renda nas ruas de fortaleza. 2019. 25 f. Monografia (Graduação em Gastronomia)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54073-
dc.description.abstractThe act of eating away from home is a reality of the present society. Out-of-home food choices include street foods, which have the advantage of being convenient because they are in places that are easily accessible and have a low cost. The objective of this study was to document the lives of women involved in the street food trade in different neighborhoods of Fortaleza, investigating the reasons that led them to enter such a market niche, the roles that food assumes in their lives and how this sale collaborates with the family budget. Interviews were conducted with four women and field observation activities at their workplaces. It is possible to conclude that the majority of women joined the middle to supplement their income and the option for street food was due to the predilection for cooking and the ease of starting a business that does not require high investment. The relations of friendship provided by the interactions of commerce were all pointed out as one of the great incentives for work. The income generated by the sales does not supply the family budget alone, and is an addition to the other family incomes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComida de ruapt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectComércio informalpt_BR
dc.titleA mulher, a comida e a rua: provedoras de alimentos e de renda nas ruas de fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ato de alimentar-se longe de casa é uma realidade da atual sociedade. Dentre as opções de alimentação fora do lar estão as comidas de rua, que apresentam a vantagem de serem práticas por estarem em locais de fácil acesso e por terem custo comumente baixo. O presente trabalho teve como objetivos documentar a vida de mulheres envolvidas no comércio de comida de rua em diferentes bairros de Fortaleza, investigando as razões que as levaram a adentrar em tal nicho de mercado, os papéis que a comida assume em suas vidas e o quanto essa venda colabora com o orçamento familiar. Foram feitas entrevistas com quatro mulheres e atividades de observação em campo em seus locais de trabalho. É possível concluir que a maioria das mulheres ingressou no meio para complementar sua renda e a opção por comida de rua deu-se pela predileção por cozinhar e pela facilidade de iniciar um próprio negócio que não necessita de alto investimento. As relações de amizade proporcionadas pelas interações do comércio foram apontadas por todas como um dos grandes incentivos para o trabalho. A renda gerada pelas vendas não supre sozinha o orçamento familiar, sendo um acréscimo às demais rendas da família.pt_BR
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