Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54099
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Resenha de Interculturalidade e redes sociais: identidade cultural e interconexões discursivas
Autor(es): Lima, Beatriz Furtado Alencar
Palavras-chave: Interculturalidade;Redes sociais;Identidade cultural;Interconexões discursivas
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Revista Eletrônica do GEPPELE
Citação: LIMA, Beatriz Furtado Alencar. Interculturalidade e redes sociais: identidade cultural e interconexões discursivas. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 2, p. 200-204, nov. 2013/maio 2014. Resenha da obra de: IRINEU, Lucineudo Machado. Interculturalidade e Redes Sociais: identidade cultural e interconexões discursivas. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2013. 99p.
Resumo: Irineu, na obra supra, apresenta-nos um dos resultados de seu trabalho de Mestrado intitulado Representações sociais sobre a latinidade em sites de redes sociais contemporâneas: uma investigação discursivo-ideológica situada no Orkut. O segundo momento de seu trabalho de Mestrado encontramos no livro Representações sociais sobre a latinidade: relações entre língua, cultura e identidade. Os dois livros integram a coleção Texto, Discurso e Sociedade. O primeiro livro, sobre o qual versa nossa resenha, tem como objetivo a realização de reflexões teóricas sobre a construção e difusão de uma identidade latina – estando esta identidade alicerçada no termo latinidade – nas redes sociais construídas na WEB 2.0. O trabalho tem o interesse em compreender “como as representações, enquanto objetos de pensamento e um saber prático, conforme postulado por Moscovici (1976), são ancoradas e se tornam familiares e, igualmente, como se cristalizam nas diversas práticas discursivas em diferentes contextos interacionais” (IRINEU, 2013, p.13). De maneira mais específica, o trabalho detém-se no fórum de discussão da comunidade América Latina Unida, localizado no site de rede social Orkut. Tendo como problemática a constituição de uma identidade latino-americana, em processos constantes de (re)formulações do „descobrimento‟ à contemporaneidade, Irineu procura entender e conduzir seu leitor, nesse processo de entendimento, sobre as múltiplas facetas de uma latinidade e de um ser latinoamericano desde sempre em construção. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54099
ISSN: 2318-0099
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_bfalima.pdf305,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.