Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54545
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPellizzari, Vitória Beatriz-
dc.contributor.authorRodrigues, Luis Glauber-
dc.date.accessioned2020-10-09T13:18:18Z-
dc.date.available2020-10-09T13:18:18Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPELLIZZARI, Vitória Beatriz; RODRIGUES, Luis Glauber. O sucesso e a influência das escolas piloto nas áreas de ensino e extensão das universidades brasileiras e a importância de uma escola piloto de engenharia de petróleo para as instituições de ensino do Brasil. In: CONGRESSO NACIONAL DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS (CONEPETRO), III.; WORKSHOP DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO CONEPETRO), III ., 08 e 10 ago 2018, Salvador(BA). Anais [...], Salvador (BA), 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2446 8339-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54545-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEscola pilotopt_BR
dc.subjectIndústria petrolífera - Tecnologiapt_BR
dc.subjectIntegração ensino - Pesquisa - Extensãopt_BR
dc.subjectEngenharia de petróleopt_BR
dc.subjectTecnologia e Educaçãopt_BR
dc.titleO sucesso e a influência das escolas piloto nas áreas de ensino e extensão das universidades brasileiras e a importância de uma escola piloto de engenharia de petróleo para as instituições de ensino do Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs Escolas Piloto (EP), formadas por alunos e professores de universidades brasileiras, são projetos de extensão que trazem o conhecimento ainda não disponível nos currículos de cursos das instituições de Ensino Superior do país. O modelo de projeto, criado em 2012 na UFPR, trouxe inspiração para várias outras universidades brasileiras, sendo um dos projetos que mais se expandem pelas instituições atualmente. Motivadas pelo sucesso da EP de Engenharia Química da UFPR, várias outras universidades passaram a desenvolver projetos similares. Propondo a indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão, as EPs tanto auxiliam na formação dos alunos, com cursos que contemplem temas ainda não estudados nas universidades, quanto na democratização do ensino à comunidade externa. A utilização das Escolas Piloto se apresenta então como uma ferramenta de auxílio no aprendizado dos diversos conteúdos inerentes à graduação em Engenharia de Petróleo e na exponencial atualização sobre novos assuntos e sobre novas tecnologias criadas para a exploração e produção de óleo e gás no mundo. Demonstra-se, então, uma comparação entre as grades curriculares de Engenharia de Petróleo de diversas instituições mundialmente reconhecidas com a estrutura curricular vigente do curso na Universidade Federal do Ceará, e comprova-se a importância das EPs na repassagem de informações diante das constantes atualizações no conhecimento no setor de O&G.pt_BR
Aparece nas coleções:DEQ - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_vbpellizzari.pdf194,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.