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dc.contributor.authorNunes, Camila Almada-
dc.contributor.authorLustosa, Francisca Geny-
dc.date.accessioned2020-10-16T06:08:55Z-
dc.date.available2020-10-16T06:08:55Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationNUNES, Camila Almada; LUSTOSA, Francisca Geny. Educação inclusiva sob olhar de teóricos internacionais. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 2018, Pau dos Ferros, RN. Anais eletrônicos [...]. Pau dos Ferros, RN: Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54698-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAcompanhamento educacional especializadopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPedagogia - acessibilidadept_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subject.otherInclusão socioeducacionalpt_BR
dc.titleEducação inclusiva sob olhar de teóricos internacionaispt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo apresenta uma discussão teórica sobre a educação inclusiva com base na leitura e estudo de textos internacionais realizados por um grupo específico de estudantes do curso de mestrado e/ou doutorado que integram as ações promovidas pelo Grupo Pró-Inclusão da Universidade Federal do Ceará. A referida iniciativa teve o objetivo de atualizar a literatura da área e ampliar referenciais teóricos de fundamentação. Nesse sentido, debatemos aspectos conceituais e epistemológicos cunhados por diversos autores renomados no âmbito internacional, bem como, situamos suas ideias em termos de tempo histórico. A abordagem teórico-metodológica adotada é a pesquisa bibliográfica, na qual demanda a identificação dos conceitos-chaves, as interfaces de pensamentos entre os autores nacionais/internacionais e a análise interpretativa do fenômeno em estudo. Os resultados decorrentes dessas leituras acenam para o fato de que as ideias hoje defendidas na área, já são amplamente defendidas por esses autores, cerca de uma década anterior a sua circulação no Brasil, indicando duas perspectivas distintas para gênese da inclusão, em diferentes partes do mundo. A primeira centrada na extensão da educação especial, emergindo a maior parte dos países desenvolvidos e a segunda, prevalece à ausência do direito ao ensino para todos, sendo executada nos países em desenvolvimento. Desse modo, destacamos o enfretamento de barreiras externas e internas nos sistemas escolares, ao mesmo tempo em que propõem novas possibilidades e experiências para alcançar a perspectiva da aprendizagem de todos os estudantes e da construção de uma escola inclusiva e aberta às diferenças e singularidades dos sujeitos.pt_BR
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