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Tipo: Dissertação
Título : Proposta metodológica para a avaliação ex-ante dos impactos de intervenções no transporte público nas desigualdades socioespaciais no acesso a atividades
Autor : Freire, Renan Monteiro Carioca
Tutor: Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Palabras clave : Equidade;Avaliação ex-ante de intervenções;Planejamento da acessibilidade
Fecha de publicación : 2019
Citación : FREIRE, Renan Monteiro Carioca. Proposta metodológica para a avaliação ex-ante dos impactos de intervenções no transporte público nas desigualdades socioespaciais no acesso a atividades. 2019. 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumen en portugués brasileño: O estado da prática em avaliação de intervenções em transporte é marcado por um processo pautado na relação benefício-custo da solução analisada, sendo conceitualmente embasada no utilitarismo e na estimativa da disposição que os indivíduos teriam a pagar por aquela intervenção. Tal arcabouço teórico, por sua vez, é criticado pelo estado da arte em planejamento de transportes por incorrer em vieses que culminam em reforçar as desigualdades socioespaciais no ambiente urbano, o que tende a aumentar as condições de exclusão social nas quais os grupos sociais mais vulneráveis se encontram. Esta compreensão, cujo cerne reside na relação entre a oferta de transportes e a inclusão social dos indivíduos, se vale da equidade enquanto princípio norteador do processo de planejamento, bem como do conceito de acesso às atividades para representar o bem-estar a ser promovido aos indivíduos, reconhecendo que todos devem possuir um nível mínimo de acessibilidade para a interação com as oportunidades e serviços básicos, bem como considerando as desigualdades entre grupos sociais enquanto distorções a serem corrigidas. Neste contexto, destaca-se a existência de lacunas metodológicas relativas ao processo de avaliação enquanto alinhado a esta base conceitual, na qual este trabalho busca contribuir tanto no processo de análise dos impactos da intervenção, ao relacioná-lo com uma etapa prévia de diagnóstico, quanto na representação da acessibilidade, tornando a avaliação mais fidedigna ao fenômeno analisado. Assim, o principal produto deste trabalho consiste em uma proposta metodológica para o processo de avaliação de intervenções, pautado na equidade enquanto princípio norteador. Por fim, o método proposto é então aplicado à implantação da integração temporal no sistema de transporte público por ônibus em Fortaleza, avaliando como este impacta na mitigação dos problemas de desigualdades socioespaciais no acesso aos postos de trabalho na cidade.
Abstract: The practice in evaluation of transport projects occurs mainly through a Cost-Benefit Analysis (CBA) of the analyzed solution, in which the underlying principles are the utilitarianism and the individuals’ willingness to pay for the intervention. This theoretical framework is, in turn, criticized by the state-of-the-art literature in transportation planning due to having biases which culminate in reinforcing socio-spatial inequalities in the urban environment, leading to conditions of social exclusion specially in the most socially vulnerable groups of individuals. This understanding, whose core lies in the nexus between transportation supply and social inclusion, relies in equity as a guiding principle for the planning process, as well as the concept of access to activities in order to represent the welfare to be promoted to the individuals, acknowledging that all must have a minimum level of accessibility in order to interact with opportunities and basic services, as well as seeing all inequalities among social groups as distortions to be corrected. In this context, some methodological limitations are pointed out, referring to how the evaluation process is aligned with this theoretical framework, where this work aims to contribute both in how the impacts are analyzed, by arguing for a diagnosis phase previous to the assessment itself, and also how accessibility itself is measured, making the evaluation process more reliable and theoretically sound. Finally, the proposed method is applied to the implementation of temporal integration in Fortaleza’s urban bus system, assessing how it impacts in mitigating socio-spatial inequality problems on access to jobs in the city.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54749
Aparece en las colecciones: DET - Dissertações defendidas na UFC

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