Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55334
Title in Portuguese: Uma proposta de método para avaliação da qualidade de identidades visuais adaptativas
Title: A proposed method for assessing the quality of adaptive visual identities
Author: Costa, Maria de Jesus
Advisor(s): Leite Junior, Antonio José Melo
Keywords: Identidades visuais adaptativas
Método heurístico
Qualidade
Issue Date: 2019
Citation: COSTA, Maria de Jesus. Uma proposta de método para avaliação da qualidade de identidades visuais adaptativas. 2019. 58 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Abstract in Portuguese: As Identidades Visuais Adaptativas (IVA) advêm da necessidade da sociedade contemporânea de adaptação e renovação de conceitos, e também da busca na melhora das perspectivas das relações entre corporações e seus consumidores. Esse tipo de representação busca priorizar uma comunicação mais flexível, no intuito de conferir vantagens e oportunidades nas estratégias de manutenção da identidade visual das organizações que as utilizam. Algumas pesquisas já exploram o campo das IVAs sob as perspectivas do contexto da origem, conceituação e definição das IVAs, havendo também esforços em ordenar suas características e propor modelos de classificação para suas diversas possíveis representações, geralmente considerando suas tecnologias de produção, unindo e analisando os conceitos conhecidos nos campos profissional e acadêmico. Já outros estudos buscam identificar qual a percepção de pesquisadores, designers gráficos e clientes sobre as IVAs, no intuito de compreender quais as possíveis oportunidades e ameaças que elas podem conferir para as organizações que as utilizam. Entretanto, para compreender os impactos do uso de IVAs no mercado por clientes e consumidores, é indispensável se aprofundar na dimensão de qualidade, indo para além de conceituar e entender as origens e os processos de construção. Portanto, é relevante questionar quais os procedimentos técnicos que pesquisadores acadêmicos e profissionais de mercado adotam para avaliar as características das IVAs. Assim, o propósito deste estudo é propor um método heurístico de avaliação diagnóstica das características que atribuem qualidade às IVAs. Para esta proposição do método heurístico, a investigação realizada está sustentada numa revisão da literatura, especificamente enquadrada no estudo de marcas. Para demonstrar e validar tal método, este trabalho apresenta ainda exemplificações baseadas na avaliação de três IVAs previamente selecionadas. Assim, espera-se contribuir para a simplificação do diagnóstico de qualidade das IVAs, obtendo uma compreensão mais ampla e rápida das consequências do uso das mesmas, visando enriquecer o campo de estudo das IVAs e o trabalho de profissionais de mercado e de profissionais acadêmicos.
Abstract in Spanish: Las Identidades Visibles Adaptativas (IVA) surgen de la necesidad de que la sociedad contemporánea adapte y renueve las juntas, y también busque perspectivas sobre las relaciones entre las corporaciones y sus consumidores. Este tipo de representación busca priorizar una comunicación más flexible e involuntaria para proporcionar oportunidades estratégicas y privilegiadas de gestión de marca para las organizaciones que utiliza. Algunas investigaciones que ya han explorado el campo del IVA desde las perspectivas del contexto de origen, concepción y definición de los IVA también han hecho esfuerzos para clasificar sus características y proporcionar modelos de clasificación para sus diversas representaciones posibles, generalmente considerando sus tecnologías de producción, uniendo y analizando conceptos conocidos en los campos profesional y académico. Otros estudios buscan identificar las percepciones de los investigadores, diseñadores gráficos y clientes sobre los IVA, con el fin de comprender las posibles oportunidades y amenazas que pueden conferir a las organizaciones que los usan. Mientras tanto, para comprender los impactos del uso del IVA fuera del mercado por parte de clientes y consumidores, será esencial profundizar la dimensión de calificación para concebir y comprender los orígenes y procesos de construcción. Por lo tanto, es relevante cuestionar los procedimientos técnicos que los investigadores académicos y los profesionales del mercado adoptan para evaluar las características de los IVA. Por lo tanto, el propósito de este estudio es proponer un método heurístico de evaluación diagnóstica de las características que atribuyen la calidad a los IVA. Para esta propuesta del método heurístico, la investigación está respaldada por una revisión de la literatura, específicamente enmarcado en el estudio de marcas. Para demostrar y validar este método, este documento proporciona ejemplos basados en la evaluación de tres IVA previamente seleccionados. Por lo tanto, se espera que contribuya a simplificar el diagnóstico de la calidad de los IVA, obteniendo una comprensión más amplia y rápida de las consecuencias de su uso, con el objetivo de enriquecer el campo de estudio de los IVA y el trabajo de los profesionales del mercado y profesionales académicos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55334
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_tcc_mjcosta.pdf2,82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.