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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estudo comparado da educação profissional em países da América do Sul: os casos de Brasil, Bolívia, Colômbia e Uruguai
Título(s) alternativo(s): Estudio comparativo de educación profesional en países Sudameri canos: casos de Brasil, Bolivia, Colombia y Uruguay
Título em inglês: Comparative study of professional education in South American countries: the cases of Brazil, Bolivia, Colombia and Uruguay
Autor(es): Russo, Érica Marianne Baldino Nunes
Leite, Giselda de Souza Moraes Ferraz
Andrada, Jesaias Jorge de
Lorenzo, Vitor Prates
Oliveira, Francisco Kelsen de
Palavras-chave: Educação profissional;Educação comparada;Educação profissional - América do Sul
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: RUSSO, Érica Marianne Baldino Nunes; LEITE, Giselda de Souza Moraes Ferraz; ANDRADA, Jesaias Jorge de; LORENZO, Vitor Prates; OLIVEIRA, Francisco Kelsen de. Estudo comparado da educação profissional em países da América do Sul: os casos de Brasil, Bolívia, Colômbia e Uruguai. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 24, p. 563-592, jul./dez. 2020.
Resumo: Neste presente artigo é concebido um diálogo comparativo entre a educação profissional em países da América do Sul, especificamente Brasil, Bolívia, Colômbia e Uruguai, objetivando identificar aproximações e distanciamentos nos modelos de educação profissional praticados pelos países objetos desta pesquisa. Adotou-se a pesquisa qualitativa como percurso metodológico, empreendeu-se uma análise comparada de informações constantes em documentos oficiais das nações estudadas e disponíveis em recursos bibliográficos. Tal estudo possibilitou o entendimento de que há mais semelhanças do que diferenças em relação à educação profissional vivenciada nos quatro países analisados, reservadas às especificidades sócio-histórico-culturais de cada nação.
Abstract: This article conceives a comparative dialogue about professional education in South American countries, especially Brazil, Bolivia, Colombia, and Uruguay. It aims at identifying convergences and divergences within models of professional education practiced by the countries that were the subject of this research. Qualitative research was used as a methodological approach to perform a compared analysis of information recorded in official documents belonging to the nations that were studied and available in bibliographic resources. The comparative enabled the comprehension that there are more similarities than differences regarding professional education that is experienced in the four countries that were analyzed, considering each nation’s social-historical-cultural specificities.
Resumen: Este artículo está concebido un diálogo comparativo entre la educación profesional en los países sudamericanos, específicamente Brasil, Bolivia, Colombia y Uruguay, con el objetivo de identificar aproximaciones y distancias en los modelos de educación profesional practicados por los países objetos de esta investigación. La investigación cualitativa se adoptó como un camino metodológico, se llevó a cabo unanálisis comparativo de la información contenida en los documentos oficiales de las naciones estudiadas y disponible en los recursos bibliográficos. Este estudio permitió entender que hay más similitudes que diferencias en relación con la educación profesional experimentada en los cuatro países analizados, reservadas a las especificidades socio-históricas-culturales de cada nación.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55386
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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