Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55497
Title in Portuguese: Metodologias ativas em geografia: experiências docentes do instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Ceará (IFCE)
Title: Active methodologies in geography: teaching experiences of the federal institute of education, science and technology of Ceará (IFCE)
Author: Lima, Anna Erika Ferreira
Silva, Danielle Rodrigues da
Araújo, Enos Feitosa de
Keywords: Ensino
Geografia
Metodologia
Issue Date: 2018
Publisher: Geosaberes
Citation: LIMA, Anna Erika Ferreira; SILVA, Danielle Rodrigues da; ARAÚJO, Enos Feitosa de. Metodologias ativas em geografia: experiências docentes do instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Ceará (IFCE). Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 18, p. 1 - 13, abr. 2018
Abstract in Portuguese: O uso de metodologias ativas tem se configurado como alternativa para envolver e estimular os alunos no processo de aprendizagem. No Instituto Federal do Ceará, o número de alunos desistentes e/ou com dificuldades de aprendizagem e adaptação ao perfil do aluno dos cursos médio integrados, instigou a adoção de práticas pedagógicas que buscassem capacitar de forma mais efetiva esses estudantes. Assim, as metodologias ativas passaram a fazer parte do cotidiano de muitas das aulas de Geografia. O presente trabalho tem como objetivo geral relatar as principais metodologias ativas utilizadas no ensino de Geografia desenvolvidas por docentes dos campi de Fortaleza, Umirim e Quixadá no período de 2016-2017. Para realização do trabalho, o dividimos em três etapas, a saber: 1) Revisão da literatura; 2) Aplicação de questionários, seleção das metodologias a serem utilizadas e execução das mesmas; 3) Sistematização e análise das experiências. A indicação das metodologias ativas mais atrativas para os 61 alunos os quais participaram da pesquisa, versou sobre: a) Júri simulado; b) aulas de campo/visitas técnicas; c) World Café; e d) Sala de aula invertida. Assim, na expectativa de contribuir na adoção de práticas de ensino mais contextualizadas e próximas da compreensão dos alunos, as metodologias ativas passaram a fazer parte do cotidiano de muitas das aulas de Geografia.
Abstract: The use of active methodologies has been configured as an alternative to involve and stimulate students in the learning process. In the Federal Institute of Ceará, the number of students dropping out and/or learning and adaptation difficulties to profile of the student of integrated middle courses, instigated to adoption of pedagogical practices that sought to more effectively enable these students.Thus, the active methodologies became part of daily life of many Geography classes. The present work has as general objective to report the main active methodologies used in the teaching Geography developed by professors from Fortaleza, Umirim and Quixadá campuses in the period 2016-2017. For the accomplishment of work, we divide it into three stages, namely: 1) Literature review; 2) Application of questionnaires, selection of methodologies to be used and execution of the same; 3) Systematization and analysis of experiences. The most attractive active methodologies for the 61 students who participated in the research is: a) Simulated jury; b) field classes / technical visits; c) World Coffee; and d) Flipped Classroom. So, in the expectation of contributing to the adoption of more contextualized and closer to students' understanding, the active methodologies became part of the daily life of many of the Geography classes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55497
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2178-0463
Appears in Collections:DGR - Artigos publicados em revista científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_aeflima.pdf785,89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.