Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55533
Title in Portuguese: Cinemão: encruzilhadas de desejos e sensações
Author: Vasconcelos, Mário Fellipe Fernandes Vieira
Keywords: Sociologia
Antropologia
Cinemão X
Etnografia
Issue Date: 2020
Publisher: Imprensa Universitária
Citation: VASCONCELOS, Mário Fellipe Fernandes Vieira. Cinemão: encruzilhadas de desejos e sensações. E-book. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2020. Disponível em:http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55533. Acesso em:
Abstract in Portuguese: O cinemão X é herdeiro dessa transformação citadina que supõe a chegada dos cinevídeos em Fortaleza, possibilitando um tipo de experiência individual dotada de características especí cas. Talvez seja possível pensar que esses novos estabelecimentos emergem simultâneos aos espaços de shopping, com lazeres alternativos que substituem as diversões cinematográ cas anteriores. Os “cinemas de pegação” ou cinemões são instalações ajustadas em casas de estrutura antiga, estando localizados, em sua maioria, nos centros das grandes capitais do Brasil. Os investimentos de manutenção são menores do que o grau de lucratividade que eles possibilitam, haja vista gastos com infraestrutura serem minimizados devido ao modo de organização e economia no modo de funcionamento desses espaços. A pesquisa de Mário Fellipe aproxima os estudos de sexualidade, gênero e cidade como variáveis que se enlaçam, instituindo formas especí cas de sociabilidade. Nesse sentido, o estudo se torna relevante para entender não só o objeto específico priorizado na investigação, mas também os processos comportamentais citadinos e as conformações espaciais correlatas. O cinemão fala da cidade em suas notas dissonantes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55533
metadata.dc.type: Livro
ISBN: 978-65-88492-32-1
Appears in Collections:PPGS - Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_liv_mffvvasconcelos.pdf8,37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.