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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Impacto de um modelo de supervisão clínica nas capacidades da inteligência emocional em enfermeiros
Título em inglês: Impact of a model of clinical supervision over the emotional intelligence capacities of nurses
Autor(es): Augusto, Maria Cristina Bompastor
Oliveira, Karine Sobral de
Carvalho, António Luís Rodrigues Faria de
Pinto, Cristina Maria Correia Barroso
Teixeira, Ana Isabel Carvalho
Teixeira, Leonor Olímpia Lopes Sousa Morais
Palavras-chave: Enfermeiros;Cuidados de Enfermagem;Supervisão de Enfermagem;Inteligência Emocional
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: AUGUSTO, Maria Cristina Bompastor et al. Impacto de um modelo de supervisão clínica nas capacidades da inteligência emocional em enfermeiros. Rev Rene, Fortaleza, v. 22, e60279, jan. 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55951. Acesso em: 07/01/2021.
Resumo: Objetivo: analisar o impacto da implementação de um mo-delo de supervisão clínica em enfermagem nas capacidades da inteligência emocional dos enfermeiros. Métodos: es-tudo de métodos mistos. Colheu-se os dados quantitativos antes e após a implementação do Modelo, pela escala Capa-cidades da Inteligência Emocional em Enfermeiros; anali-sou-se por estatística descritiva e pelo teste-t para amostras emparelhadas. Participaram 47 enfermeiros de um hospital. Obteve-se os dados qualitativos pela análise dos discursos dos enfermeiros numa apresentação pública, através de téc-nicas de análise de conteúdo tipo temática/categorial. Os achados foram integrados no final para gerar os resultados. Resultados: não se verificou diferenças estatisticamente significativas com a implementação do Modelo. Contudo, os enfermeiros envolvidos reconheceram o impacto positivo do Modelo SafeCare no desenvolvimento das competências emocionais. Conclusão: o estudo apresentou contributos para a supervisão clínica e para o desenvolvimento das com-petências emocionais.
Abstract: Objective: to analyze the impact of the implementation of a model of clinical supervision over the emotional intelligence capacities of nurses. Methods: mixed methods study. Quan-titative data were collected before and after the implemen-tation of the Model, using the scale of Emotional Intelligence Capacities of Nurses; analyses were carried out using des-criptive statistics and paired samples were analyzed using the t-test. 47 nurses from one hospital participated. Quali-tative data were obtained from the analysis of the discour-ses of the nurses in a public presentation, using thematic/categorizing content analysis. The findings were integrated at the end to generate the results. Results: no statistically significant differences were found with the implementation of the Model. However, the nurses involved recognized the positive impact of the SafeCare Model in the development of emotional competences. Conclusion: the study contributed for clinical supervision and for the development of emotio-nal competences
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55951
https://doi.org/10.15253/2175-6783.20212260279
Identificador DOI: https://doi.org/10.15253/2175-6783.20212260279
ISSN: 2175-6783
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