Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55955
Tipo: Resumo
Título: A importância da disciplina auditoria para os alunos de contábeis
Autor(es): Rodrigues Neto, Aluizio Marinho
Vasconcelos, Victor Daniel
Pinho, Ruth Carvalho de Santana
Palavras-chave: Auditoria;Universidades e faculdades - Currículos;Ciências contábeis
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: RODRIGUES NETO, Aluizio Marinho; VASCONCELOS, Victor Daniel; PINHO, Ruth Carvalho de Santana. A importância da disciplina auditoria para os alunos de contábeis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O ensino da Auditoria, no curso de Ciências Contábeis nas Instituições de Ensino Superior, além de preparar os profissionais para a entrada no mercado de trabalho deveria apresentar ao profissional em formação uma concepção objetiva sobre esta carreira. Desse modo, é possível afirmar que o ensino da disciplina Auditoria deveria ter influência sobre a visão que o aluno terá sobre a atividade. O estudo realizado teve como objetivo principal verificar a contribuição da disciplina de Auditoria, ministrada na Universidade Federal do Ceará, para a formação da visão do aluno sobre o mercado de trabalho nesta área. A pesquisa caracterizou-se como um levantamento. O questionário visou conhecer o ponto de vista dos estudantes matriculados na disciplina Auditoria I, dos cursos diurno e noturno do semestre 2016.1, sobre o mercado de trabalho da profissão de auditor independente, observando a visão do aluno antes e depois de terem cursado a disciplina. Foi utilizada a escala de Likert para atribuir níveis de concordância com as afirmativas mediante uma escala de 1 a 6. Os dados foram analisados por meio de técnicas estatísticas, sendo feito um teste não paramétrico de Wilcoxon para a análise das médias. Os resultados obtidos apontaram significância nas médias das variáveis que envolviam o nível de exigência ética para o profissional auditor, a capacitação para o exercício da atividade, a concorrência da profissão e sobre o interesse na área. A variável remuneração, nível técnico-profissional, oportunidades de trabalho e dificuldades para o ingresso no mercado não alcançaram significância nas médias. Concluiu-se, então, que a disciplina tem conseguido contribuir para a visão do rigor normativo da profissão, mas precisa incorporar elementos mais voltados para o mercado de trabalho a fim de aproximar o aluno deste universo e motivá-lo para a profissão.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55955
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_amrneto.pdf67,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.