Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56077
Tipo: Artigo de Evento
Título: Caracterização microestrutural e de propriedades mecânicas de aços com alto teor de manganês (18-28%p) produzidos no laboratório de fundição da universidade federal do Ceará
Autor(es): Lima, Marcos Natan da Silva
Ferreira, Waydson Martins
Andrade, Caio David
Klug, Jeferson Leandro
Abreu, Hamilton Ferreira Gomes de
Palavras-chave: Fundição;Caracterização microestrutural;Aço - Fundição;Ligas de aço;Aço de alta resistência;Aços-manganês
Data do documento: 2016
Citação: LIMA, Marcos Natan da Silva; FERREIRA, Waydson Martins; ANDRADE, Caio David; KLUG, Jeferson Leandro; ABREU, Hamilton Ferreira Gomes de. Caracterização microestrutural e de propriedades mecânicas de aços com alto teor de manganês (18-28%p) produzidos no laboratório de fundição da universidade federal do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 22º., 06 a 10 nov. 2016, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Anais[…] Natal, Rio Grande do Norte,2016.p.5558-5569.
Resumo: O aço alto manganês tem sido estudado como alternativa m ais barata em substituição às ligas de aço mais utilizadas , devido as suas propriedades de resistência, ductilidade e tenacidade . F o i alterada a composição de manganês para teores acima dos teores dos aços Hadfield . F oram produzidas ligas de aço com alto t eor de Mn e C através do processo de fundição. O objetivo é avaliar as alterações provocadas pelo aume nto do Mn e do C no aço fundido . Através de estudo realizado no Thermo Calc®, as ligas fundidas foram submetidas a tratamento térmico de solubilização a 1 100 ºC, com o intuito de manter a microestrutura austenítica. As mesmas foram analisadas por microscopia ótica (MO) e MEV das ligas no estado bruto de fusão e solubilizadas . O s ensaio s de dureza e microdureza realizados confirm aram a elevada ductilidade da s ligas, bem como a variação entre as ligas no estado fundido e s olubilizado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56077
ISBN: 978-85-93068-02-7
Aparece nas coleções:DEMM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_mnslima.pdf785,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.