Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56298
Title in Portuguese: A aprendizagem de geografia através dos sentidos: criando estratégias de cooperação na construção de recursos didáticos cenográficos
Author: Silva, Emerson Moreira da
Barbosa, Jéssica Mesquita
Oliveira, Christian Dennys Monteiro de
Keywords: Crianças com deficiência - Educação
Geografia
Ensino - Metodologia
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: SILVA, Emerson Moreira da; BARBOSA, Jéssica Mesquita; OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro de. A aprendizagem de geografia através dos sentidos: criando estratégias de cooperação na construção de recursos didáticos cenográficos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Abstract in Portuguese: O projeto de extensão A aprendizagem de Geografia Através dos Sentidos: Criando Estratégias de Cooperação na Construção de Recursos Didáticos Cenográficos tem como objetivo atuar em escolas regulares que possuem alunos crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência que sejam ensinados da mesma forma que os alunos regulares, com alguma intervenção de recursos didáticos que viabilizem a compreensão dos conteúdos. As atividades feitas têm como objetivo aproximar os dois tipos de discentes que convivem na mesma sala de aula. Isso torna-se uma realidade na maioria dos casos pela falta de relação existente entre eles, muitas vezes por falta de meios de comunicação, ou seja: falam linguagens e tem percepções diferenciadas sobre o mundo. Isso estende-se até ao corpo docente, pois este pode não ter preparo suficiente ou até mesmo nenhum durante a sua formação profissional, e essa falta de orientação segue dentro da própria escola, prejudicando assim o processo de ensinamento e aprendizagem. As tarefas são feitas duas vezes no mês com as turmas inclusivas e tem como metodologia a discussão de filmes, documentários e outros materiais relacionados com o conteúdo de Geografia estudado no momento, ajudando, dessa forma, a compreensão do mesmo com atividades que saem do tradicional, de forma dinâmica. Elas têm como objetivo principal a criação ou fortalecimento de uma relação próxima entre os alunos ouvintes e não ouvintes, melhorando assim a convivência e a aprendizagem. Por conta da greve dos professores nas escolas estaduais em 2016 houve um atraso na realização do projeto, que por sua vez teve que ser remanejado para outra escola na qual as atividades começarão a ser realizadas em outubro.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56298
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_emsilva.pdf70,03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.