Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56451
Title in Portuguese: “Projeto Cores da Natureza: O Borboletário” uma referência em educação ambiental para o Estado de Ceará
Author: Diogo, Felipe Cesar de Aquino
Gonçalves, Niedja Goyanna Gomes
Dionisio, Lilian de Souza
Rocha, Pedro Juvêncio Nobre
Cordeiro, Maria Vitória Mendes
Keywords: Educação ambiental
Conservação da natureza
Entomologia
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: DIOGO, Felipe Cesar de Aquino; GONÇALVES, Niedja Goyanna Gomes; DIONISIO, Lilian de Souza; ROCHA, Pedro Juvêncio Nobre; CORDEIRO, Maria Vitória Mendes. “Projeto Cores da Natureza: O Borboletário” uma referência em educação ambiental para o Estado de Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Abstract in Portuguese: O Projeto Cores da Natureza – Borboletário em atividade desde 2006, situa-se no Horto Didático/UFC, no Campus do Pici. É uma ação de extensão cuja essência não é só o estudo de lepidópteros, seus predadores e parasitas, como também, o meio ambiente, a educação ambiental, com o objetivo de passar conhecimentos às escolas públicas e particulares, à comunidade acadêmica, às famílias e turistas, enfim, à comunidade em geral que o visitam, frequentemente, revelando-se a importância da preservação do meio ambiente, através dos insetos. Nos últimos três séculos houve um grande crescimento do conhecimento humano, proporcionando um amplo desenvolvimento das ciências e da tecnologia. Ao mesmo tempo ocorreram mudanças nos valores e modos de vida da sociedade, com o surgimento do processo industrial e o crescimento das cidades, aumentando a utilização dos recursos naturais e a produção de resíduos. A Educação Ambiental surge como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida. Sua proposta principal é a de superar a dicotomia entre natureza e sociedade, através da formação de uma atitude ecológica nas pessoas. Um dos seus fundamentos é a visão socioambiental, que afirma ser o meio ambiente um espaço de relações, um campo de interações culturais, sociais e naturais. As borboletas são indicadoras de qualidade do ambiente, ou seja, em um ambiente poluído não haverá borboletas. O Borboletário, então, traz aos que o visitam uma ideia ampla do que é um ambiente livre de poluição de atividades que não agridem o meio ambiente. Com a crescente visibilidade desse projeto cada vez mais contribuímos em educação ambiental em nosso Estado atendendo instituições locais e de outros municípios, a exemplo do IFCE de Limoeiro do Norte, da UNILAB de Redenção, a UVA em Sobral, bem como, a UECE, a UNIFOR, os cursos da UFC e núcleos infantis e creches como o NDC-UFC, em Fortaleza, para citar alguns. Borboletário Didático é um embrião para a disseminação da educação ambiental.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56451
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_fcadiogo.pdf76,33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.