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Tipo: Tese
Título: Cálculo integral e deficiência visual: investigando os conceitos de volumes de cilindro e cone por meio da metodologia aprendizagem baseada em problemas (ABP)
Autor(es): Silva, Miguel Angelo da
Orientador: Brandão, Jorge Carvalho
Palavras-chave: Cálculo integral;Estudantes universitários com deficiência;Pessoas com Deficiência Visual;Aprendizagem baseada em problemas;Formação de Conceito;Geometria espacial
Data do documento: 2020
Citação: SILVA, Miguel Angelo da. Cálculo integral e deficiência visual: investigando os conceitos de volumes de cilindro e cone por meio da metodologia aprendizagem baseada em problemas (ABP). Orientador: Jorge Carvalho Brandão. 2020. 198 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: O ensino e aprendizagem em sala de aula para alunos com deficiência visual é uma necessidade, mas também um desafio para os docentes implementar em sala qualquer tipo de metodologia que agregue o saber e a construção do conhecimento no Cálculo Diferencial e Integral. Nessa perspectiva, esta tese tem como objetivo geral analisar a relação teoria e prática da formação de conceito nos conteúdos de Geometria Espacial e Cálculo Integral, focando cilindro e cone de revolução por meio da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas para discentes com deficiência visual. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, fazendo uso da pesquisa-ação para delinear um estudo de caso. Os sujeitos da investigação foram duas discentes com baixa visão dos cursos de Engenharia Química e Energias Renováveis da Universidade Federal do Ceará. A partir das observações feitas ao longo da metodologia ABP, foi possível identificar como as discentes de baixa visão formaram os conceitos de Cálculo Integral de um recipiente cilíndrico e cônico de revolução com uso dos recursos ópticos. A partir das análises, que atestamos, ao longo dos passos da Aprendizagem Baseada em Problemas que as alunas com baixa visão pudessem: a. Construir, em grupo, o conhecimento cientifico do Cálculo Integral e da Geometria Espacial; b. Atuar de forma ativa na construção de suas próprias aprendizagens em matemática; c. Dividir as tarefas ao longo da resolução do problema na busca pelas informações geométricas e algébricas; d. Desenvolver os domínios cognitivo e psicomotor da Taxonomia de Bloom na resolução de um problema de engenharia. Portanto, concluirmos que a extração dos dados (Formação de Conceito, ABP e Conteúdos Matemáticos) nos permitiu: a. verificar como se deram as trocas de experiências entre o grupo, mediante a situação problema dada; b. identificar as dificuldades de aprendizagem nos conteúdos geométricos e algébricos frente a um problema prático comum de engenharia; c. analisar a construção do conhecimento científico das alunas com baixa visão, ao ponto de contribuir para a construção e a inclusão das pessoas com deficiência visual na instituição de ensino superior no processo de ensino e aprendizagem mediante aos conteúdos de Geometria Espacial e Cálculo Integral. Enfim, a Aprendizagem Baseada em Problemas (APB) corroborou para um ambiente benéfico, gerando a aprendizagem das alunas e não se limitando a simples memorização dos princípios matemáticos que circundam o ensino médio e superior
Abstract: Teaching and learning in the classroom for students with visual impairment is a necessity, but also a challenge for teachers to implement in the classroom any type of methodology that aggregates knowledge and the construction of knowledge in Differential and Integral Calculus. In this perspective, this thesis aims to analyze the theory and practice of concept formation in the contents of Spatial Geometry and Integral Calculus, focusing on cylinder and cone of revolution through the Problem Based Learning methodology for students with visual impairments. The present research is qualitative in nature, making use of action research to delineate a case study. The research subjects were two students with low vision of Chemical Engineering and Renewable Energy courses at the Federal University of Ceará. From the observations made along the ABP methodology, it was possible to identify how low vision students formed the concepts of Integral Calculus of a cylindrical and conical container of revolution using optical resources. From the analyses, which we attested, along the steps of Problem-Based Learning (PBL) that students with low vision: a. Build, as a group, the scientific knowledge of Integral Calculus and Spatial Geometry; b. Act actively in the construction of their own learning in mathematics; c. Divide the tasks along the resolution of the problem in the search for geometric and algebraic information; d. Develop the cognitive and psychomotor domains of Bloom Taxonomy in solving an engineering problem. Therefore, we conclude that the extraction of the data (Concept Formation, APB and Mathematical Contents) allowed us to: a. verify how the exchanges of experiences between the group took place, through the given problem situation; b. identify the learning difficulties in geometrical and algebraic content in the face of a common practical engineering problem; c. to analyze the construction of the scientific knowledge of students with low vision, to the point of contributing to the construction and inclusion of visually impaired people in the higher education institution in the teaching and learning process through the contents of Spatial Geometry and Integral Calculus. Finally, Problem Based Learning (ABS) corroborated a beneficial environment generating students' learning and not limiting itself to the simple me morization of mathematical principles that surround high school and higher education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56557
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