Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56776
Title in Portuguese: Crítica ao planejamento urbano e de transportes de Fortaleza à luz do paradigma do planejamento da acessibilidade e mobilidade para a urbe sustentável
Author: Cavalcante, Camila Bandeira
Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Keywords: Planejamento urbano
Transporte urbano
Acessibilidade ao transporte local
Fatores Socioeconômicos
Solo - Uso - Planejamento
Solo urbano - Uso
Issue Date: 2019
Citation: CAVALCANTE, Camila Bandeira; LOUREIRO, Carlos Felipe Grangeiro. Crítica ao planejamento urbano e de transportes de Fortaleza à luz do paradigma do planejamento da acessibilidade e mobilidade para a urbe sustentável. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTE DA ANPET, 32º, 04 a 07 nov. 2019, Balneário Camboriú (SC). Anais [...] Balneário Camboriú (SC) , 2019. p. 3362-3365.
Abstract in Portuguese: Os esforços de planejamento do espaço urbano e de transportes incorporam estruturas conceituais de relações entre princípios e conceitos que têm evoluído à medida que se compreende melhor relações como, por exemplo, transportes e sustentabilidade, eficiência e qualidade de vida, desigualdade socioespacial e equidade. Nesta pesquisa de tese, cujo objetivo geral é realizar a crítica ao planejamento do espaço urbano e de transportes de Fortaleza à luz do paradigma do planejamento da acessibilidade e mobilidade urbanas, pretende-se consolidar os elementos essenciais deste paradigma na busca por uma cidade sustentável, definindo suas interrelações, princípios, foco e objeto de análise. Considera-se o plano diretor como principal instrumento de ordenamento territorial dos municípios, refletindo preocupações com o crescimento e desenvolvimento urbano de cada cidade, assim como os planos de transportes como orientadores da organização dos sistemas de mobilidade das cidades. Esta pesquisa avalia o quanto estes esforços de planejamento vêm incorporando a evolução paradigmática do planejamento da acessibilidade e mobilidade urbanas, assim como analisa a relação destes planos e a redução da desigualdade socioespacial da acessibilidade, para a cidade de Fortaleza.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56776
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Appears in Collections:DET - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_eve_cbcavalcante.pdf1,53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.