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dc.contributor.advisorGomes, Iara Rafaela-
dc.contributor.authorCarvalho, Magno Ricardo Silva de-
dc.date.accessioned2021-03-02T17:29:29Z-
dc.date.available2021-03-02T17:29:29Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCARVALHO, Magno Ricardo Silva de. As centralidades em Marabá-PA: análise dos rearranjos a partir dos supermercados. 2020. 233 f. Dissertação (Mestrado em Geografia)-Universidade Federal do Ceará, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56896-
dc.description.abstractThis research analyzed the city of Marabá, an urban area located in the Eastern Amazon, in the southeast of the State of Pará. The objective of the study was to understand the centralities in the intra-urban space of the city, with regard to trade, its dynamics and changes in recent years, in view of the implementation of new consumption spaces, primarily a hypermarket and some supermarkets. For its development, we start from an analysis about the changes in the supermarket sector, as well as, of the relationships of these transformations with different agents, above all, the citizens. The methodological path carried out consisted of a literature review on themes and processes selected for analysis and which are directly related to the studied urban-spatial phenomenon. In this case, the bibliographic research was carried out, among others, using the following terms: center (s) and centrality (s), structure, structuring of the city, medium city, spatial strategies of business groups and the relationship between the implantation and performance of large commercial areas with urban spaces, especially in intermediate cities. We dedicate ourselves to reading the selected material, as well as to documents such as the Revision of the Participatory Master Plan of municipality. In addition to this step, we resorted to conducting interviews with representatives of the enterprises and applying questionnaires with local consumers. The survey of primary data through forms applied at the exits of supermarkets aimed to understand people's spatial practices, as well as the reach of these stores. We also use cartographic and photographic resources in order to better understand the spatial transformations. Thus, we can affirm that there were significant changes in the centralities and, consequently, in the structuring of the city. We can consider a conformation of new polar and linear centralities and a multi (poly) centrality, processes in which the installation of large projects was of paramount importance.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCentralidadept_BR
dc.subjectMarabápt_BR
dc.subjectEstruturação da cidadept_BR
dc.subjectSupermercadospt_BR
dc.titleAs centralidades em Marabá-PA: análise dos rearranjos a partir dos supermercadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa analisou a cidade de Marabá, uma urbe localizada na Amazônia Oriental, no sudeste do Estado do Pará. O objetivo do estudo foi compreender as centralidades no seu espaço intraurbano, no que tange ao comércio, suas dinâmicas e suas modificações nos últimos anos, diante da implantação de novos espaços de consumo, em especial um hipermercado e alguns supermercados. Para o seu desenvolvimento, partimos de uma análise acerca das mudanças no setor supermercadista, bem como, das relações destas transformações com distintos agentes, sobretudo, os citadinos. O percurso metodológico realizado consistiu em revisão de literatura sobre temas e processos selecionados para análise e que se relacionam diretamente com o fenômeno urbano-espacial estudado. Neste caso, a pesquisa bibliográfica foi realizada, entre outros, a partir dos seguintes termos: centro(s) e centralidade(s), estrutura, estruturação da cidade, cidade média, estratégias espaciais dos grupos empresariais e a relação da atuação desses grupos e implantação de grandes superfícies comerciais com as cidades. Debruçamo-nos sobre a leitura do material selecionado, da mesma maneira que sobre documentos como a revisão do Plano Diretor Participativo do município. Além dessa etapa, recorremos à realização de entrevistas com representantes dos empreendimentos e aplicação de questionários com consumidores locais. O levantamento de dados primários através de formulários aplicados nas saídas dos supermercados teve como objetivo compreendermos as práticas espaciais das pessoas, bem como, o alcance dessas lojas. Utilizamos, ainda, recursos cartográficos e fotográficos no intuito de melhor apreender as transformações espaciais. Deste modo, podemos afirmar que houve mudanças significativas nas centralidades e, consequentemente, na estruturação da cidade. Podemos tratar de uma conformação de novas centralidades polares e lineares e de uma multi(poli)centralidade, processos sobre os quais a instalação dos grandes empreendimentos foram de suma importância.pt_BR
dc.title.enThe centralities in Marabá: analysis of rearrangements as from supermarketspt_BR
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