Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57009
Tipo: Artigo de Evento
Título: Desenvolvimento de supervisório para sistemas fotovoltaicos de uma microrrede
Autor(es): Ribeiro, José Cleison Cassiano
Leão, Ruth Pastôra Saraiva
Sampaio, Raimundo Furtado
Palavras-chave: Automação;Microrredes;Redes elétricas - Distribuição;Redes elétricas - Planejamento;Redes elétricas - Automação;Geração de energia fotovoltaica;Distribuição de energia elétrica;Energia injetada
Data do documento: 2020
Citação: RIBEIRO, José Cleison Cassiano; LEÃO, Ruth Pastôra Saraiva; SAMPAIO, Raimundo Furtado. Desenvolvimento de supervisório para sistemas fotovoltaicos de uma microrrede. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR, VIII, 01 a 05 jun. 2020, Fortaleza, Ceará, Brasil. Anais[...] Fortaleza, Ceará, 2020. Tema: “Conversão Fotovoltaica - Controle e monitoramento de sistemas fotovoltaicos”
Resumo: As mini e micro gerações têm influenciado no planejamento e operação dos sistemas de distribuição de energia elétrica. O crescimento da geração distribuída demanda um reordenamento na operação das redes de distribuição e o desenvolvimento de microrredessurgem como soluções práticas para a integração em larga escala da geração distribuída. As microrredessão sistemas elétricosde pequeno porte,constituídas de fontes baseadas em recursos renováveis e não renováveis, cargas locais controláveis edispositivos de armazenamento de energia,dotadas de um sistema de controle e gerenciamento.O objetivo deste artigo é apresentar o sistema de automação e supervisão de uma microrrede acadêmica instalada na Universidade Federal do Ceará. A microrrede é composta por três sistemas solar fotovoltaicos monofásicos de 2 kWp cada, um conjunto de baterias de 579 kWe cargasmonofásicas e trifásicas. Um dos sistemas PV é capaz de operar nosmodos de operação conectadoe desconectado da rede principal e os demais somente operamconectadosà rede.Na automação da MR foi usado um CLP e aplicado umsistema SCADAcomercial, permitindo a supervisão, controle e gerenciamento da microrrede. Testes realizados com o sistema supervisório demonstrarama eficácia do supervisório e do sistema de comunicaçãoentre os componentes da microrrede.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57009
ISBN: 978-65-993338-0-4
Aparece nas coleções:DEEL - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_eve_jccribeiro.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.