Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57014
Title in Portuguese: Análise do comportamento da temperatura de um módulo fotovoltaico de silício policristalino operando sob as condições meteorológicas de Fortaleza-CE
Author: Souza, Calil Nunes
Busson, Bruna de Oliveira
Melo, Matheus Albuquerque
Carvalho Filho, Clodoaldo de Oliveira
Carvalho, Paulo Cesar Marques de
Keywords: Temperatura de operação
Geração de energia fotovoltaica
Módulos Fotovoltaicos - Comportamento térmico
Módulos Fotovoltaicos - Eficiência
Energia - fontes alternativas
Irradiância
Issue Date: 2020
Citation: SOUZA, Calil Nunes; BUSSON, Bruna de Oliveira; MELO, Matheus Albuquerque; CARVALHO FILHO, Clodoaldo de Oliveira; CARVALHO, Paulo Cesar Marques de. Análise do comportamento da temperatura de um módulo fotovoltaico de silício policristalino operando sob as condições meteorológicas de Fortaleza-CE. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR, VIII, 01 a 05 jun. 2020, Fortaleza, Ceará, Brasil. Anais[...] Fortaleza, Ceará, 2020. Tema: “Conversão Fotovoltaica - Tecnologias e ensaios de módulos fotovoltaicos”
Abstract in Portuguese: O Brasil tem um grande potencial para geração de energia elétrica a partir da conversão da irradiação solar em células fotovoltaicas (FV). A temperatura de operação da célula FV é uma das propriedades físicas que se destacam por permitir a avaliação do desempenho do módulo FV, no qual a elevação da temperatura da célula FV acarreta na redução da geração de eletricidade. Devido às perdas na geração FV, em razão do aumento temperatura de operação de um módulo FV, e devido à temperatura de operação para módulos FV, que operam no Nordeste brasileiro (NE) ser superior à temperatura nas condições de teste, o presente artigo propõe um modelo de comportamento térmico para estimar a temperatura de operação de um módulo FV operando sob as condições meteorológicas da cidade de Fortaleza-CE. O modelo de predição de temperatura de operação é desenvolvido a partir do balanço de energia em regime permanente aplicado ao módulo FV. A equação obtida é não linear e implícita. A solução dessa equação é feita com o auxílio de método numérico iterativo de otimização baseado no algoritmo do Gradiente Reduzido Generalizado (GRG) implementado em planilha MS-Excel. A curva de temperatura de operação calculada do modelo é comparada à temperatura de operação de um módulo FV de 20 Wp operando na região NE. A maior diferença entre as temperaturas medida e estimada é de cerca de 3,0°C e o menor erro relativo entre as duas ocorre às 12:00 horas. O modelo desenvolvido mostra-se representativo e descreve adequadamente o comportamento das curvas de temperatura de operação com erro máximo de 15,8%.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57014
metadata.dc.type: Artigo de Evento
ISBN: 978-65-993338-0-4
Appears in Collections:DEMM - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_eve_cnsouza.pdf799,8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.