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Tipo: Dissertação
Título: Uso de modelos de localização para o diagnóstico de rede de terminais: estudo de caso em terminais rodoviários do Estado do Ceará
Título em inglês: Use of location models for the diagnosis on network of passenger terminals: a case study on bus terminals in the State of Ceará
Autor(es): Costa, Maria de Fátima Holanda
Orientador: Pereira Neto, Waldemiro de Aquino
Palavras-chave: Sistema integrado de transporte;Transportes - Trânsito de passageiros;Sistema de informações geográficas (SIG)
Data do documento: 2010
Citação: COSTA, Maria de Fátima Holanda. Uso de modelos de localização para o diagnóstico de rede de terminais de transporte de passageiros: estudo de caso em terminais rodoviários do Estado do Ceará. 2010. 78 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza 2010.
Resumo: O Estado do Ceará experimentou mudanças socioeconômicas nos últimos anos, com reflexo importante na movimentação de pessoas. As ações de governo buscaram o acompanhamento dessa dinâmica através da elaboração de estudos técnicos e novas diretrizes regulamentares para o Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal Interurbano de Passageiros do Estado do Ceará (STIP-CE), com ações de planejamento nos níveis estratégico, tático e operacional. No entanto, alguns equipamentos que compõem a infraestrutura desse sistema, com destaque para os terminais rodoviários, continuaram apresentando deficiências, estando no rol dos problemas operacionais, regulatórios e institucionais. Entre os problemas observados estão situações como a inoperância ou ociosidade de alguns terminais bem infraestruturados, enquanto outras localidades apresentam infraestrutura bastante precária e saturada. A falta de estudos técnicos para a implantação de terminais, sobretudo quanto a sua localização, pode ser considerada uma das principais causas deste cenário. Diante deste contexto, o objetivo geral deste trabalho de dissertação foi investigar a utilização de modelos de localização para fazer o diagnóstico de uma rede de terminais, abordando aspectos relacionados à macrolocalização destes equipamentos. Foi realizado um estudo de caso no STIP-CE, sendo utilizado o software TransCAD no auxílio na aplicação do método de diagnóstico proposto
Abstract: The state of Ceará has experienced a lot of socioeconomic changes in recent years, with an impact in people’s way of transportation. The actions of the local government have sought to monitor this dynamic by drawing up technical studies and new regulatory guidelines for the local and intercity Road Transportation System for passengers from the state of Ceará (Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal Interurbano de Passageiros do Estado do Ceará - STIP-CE), with strategic, tactical and operational planning actions. However, some equipment that comprise the infrastructure of this system, especially the bus terminals, continued to show weaknesses, being on the list of operational, regulatory and institutional problems. Among the observed problems are situations such as ineffectiveness or idleness of some terminals and infrastructure, while other places show a poor and saturated infrastructure. The lack of technical studies for deployment of terminals, especially its location, can be considered a major cause of this scenario. Given this context, the general aim of this thesis is to investigate the use of location models to make the diagnosis of a terminal network, addressing issues related to macrolocalization (macrolocalização) of such equipment. A case study was carried out in STIP-CE, by using the TransCAD software in order to assist the implementation of the proposed method of diagnosis
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/574
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