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Type: TCC
Title: A diversidade corporal nas propagandas de moda como ferramenta de desconstrução do padrão de beleza: o caso Savage X Fenty
Title in English: Body diversity in fashion advertisements as a tool for deconstructing the beauty standard: the Savage X Fenty case
Authors: Silva, Mellyne Maria Barbosa da
Advisor: Pinto, Syomara dos Santos Duarte
Keywords: Moda;Propaganda;Padrão de beleza;Diversidade corporal
Issue Date: 2020
Citation: SILVA, Mellyne Maria Barbosa da. A diversidade corporal nas propagandas de moda como ferramenta de desconstrução do padrão de beleza: o caso Savage X Fenty. Monografia (Bacharelado em Design de Moda) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho se propõe a avaliar a diversidade corporal em propagandas de moda como forma de desconstrução do padrão de beleza, através de uma análise de imagens da marca Savage X Fenty, uma das pioneiras em retratar a diversidade de corpos femininos de forma sensual no universo virtual. Tem como objetivo geral compreender como o padrão de beleza feminino atual é desconstruído nas propagandas dessa marca. Primeiro, contextualiza-se a importância do estudo de corpos, em especial os femininos, para a moda. Em seguida, fundamenta o que é o padrão de beleza atual e contextualiza os padrões de beleza do passado através de um breve histórico, pesquisa-se sobre a influência da mídia na forma como nos percebemos e trata também das questões de movimentos de contra-hegemonia, ou seja, da fuga dos padrões sociais impostos. As fotografias analisadas da marca Savage X Fenty retratam corpos vestidos com lingeries, datam do primeiro semestre de 2019 e foram postadas na conta da marca na plataforma Instagram. Além disso, houve um critério para seleção das seis fotos aqui analisadas. Foi utilizado um método de análise de fotos, com adaptações necessárias e cabíveis a este trabalho. Por fim, examinam-se as imagens relacionando-as à bibliografia de autores que tratam de corpo, beleza, mídia, representatividade e diversidade.
Abstract: This work aims to analyze body diversity in fashion advertisements as a way of deconstructing the beauty standard through an analysis of images from the Savage X Fenty brand, a pioneer in portraying female body diversity along with sensuality on virtual media. Its main purpose is to understand how the current female beauty standard is deconstructed in Savage X Fenty’s advertisements. First, the importance of studying bodies in fashion is contextualized, focusing on female ones. Then, it describes the current beauty standard and provides more context on past beauty standards through a brief historic review, observes the influence of the media in the way we perceive ourselves, and also analyzes disruptive movements, such as the escape from the imposed social standards. The analyzed Savage X Fenty photographies depict bodies wearing lingerie, dating from the first semester of 2019 and were posted to the brand’s Instagram account. Six pictures were chosen for analysis, based on a criteria. A specific method of photo analysis was used, with the proper adaptations for this document. At last, the images are examined by relating them to bibliography that addresses body, beauty, media, representation and diversity.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57697
Appears in Collections:DESIGN MODA - Monografias

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