Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57848
Tipo: Artigo de Evento
Título: A avaliação pós-ocupação como instrumento na busca da acessibilidade
Autor(es): Romcy, Neliza Maria e Silva
Santiago, Zilsa Maria Pinto
Palavras-chave: Acessibilidade;Desenho universal;Prédios Escolares
Data do documento: 2010
Citação: ROMCY, Neliza Maria e Silva; SANTIAGO, Zilsa Maria Pinto. A avaliação pós-ocupação como instrumento na busca da acessibilidade. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, XIII., 6 a 8 out. 2010, Canela, Rio Grande do Sul, Brasil. Anais[...] Canela, Rio Grande do Sul, 2010.
Resumo: O conceito de inclusão social reconhece a diversidade humana como fundamental, defendendo a busca de uma sociedade viável para a convivência com as diferenças, com a realização de seus direitos, necessidades e potencialidades. Nesse processo, a adoção do Desenho Universal e a eliminação das barreiras arquitetônicas se tornam imperativos para possibilitar acesso e mobilidade livres, não apenas para aqueles com deficiências físicas “permanentes” ou temporárias, mas para todos, assegurando o Direito Humano de ir e vir. Apesar de sua tamanha importância, a projeção do tema é recente, encontrando um legado de edificações inadequadas e o desafio da aplicação de conceitos e recomendações, por vezes, ainda em processo de amadurecimento ou complementação. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo abordar de que forma a metodologia de Avaliação Pósocupação – APO mostra-se como instrumento relevante nesse processo, através da identificação das barreiras arquitetônicas e das reais necessidades do usuário com dificuldades de apropriação do espaço construído. Para tanto, é apresentado o estudo elaborado nas escolas municipais de ensino fundamental em Fortaleza, no qual foram analisadas as condições de acessibilidade destas escolas, a partir de vistorias técnicas, visitas acompanhadas e estudo dos níveis de satisfação do usuário. Dessa forma, a partir de uma sistematização dos resultados e conhecimento produzido, é possível a apreensão das deficiências encontradas no desempenho dessas edificações, no que diz respeito à acessibilidade, e uma contribuição com
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57848
Aparece nas coleções:DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_eve_nmsromcy.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.