Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58073
Tipo: Artigo de Evento
Título: Uma metodologia de implantação do sistema toyota de produção em uma empresa de construção de edifícios a partir do suporte tecnológico do programa de inovação tecnológica Inovacon-CE
Autor(es): Heineck, Luiz Fernando Mählmann
Matos, Paulo Rogério Freitas de
Barros Neto, José de Paula
Palavras-chave: Construção enxuta;Comunicação
Data do documento: 2008
Citação: HEINECK, Luiz Fernando Mählmann; MATOS, Paulo Rogério Freitas de; BARROS NETO, José de Paula. Uma metodologia de implantação do sistema toyota de produção em uma empresa de construção de edifícios a partir do suporte tecnológico do programa de inovação tecnológica Inovacon-CE. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, XIII, 7 a 10 out. 2008, Fortaleza, Ceará, Brasil. Anais[...] Fortaleza, Ceará, 2008.
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar a implantação de um sistema de fluxo de informações em uma empresa construtora, tendo como ponto de partida a filosofia da construção enxuta, abordada pelo programa de inovação tecnológica da construção civil (INOVACON-CE). A empresa selecionada para o estudo foi uma construtora de pequeno porte envolvida com o programa desde 1998, que tem se destacado pela aplicação de técnicas que buscam a otimização do processo de trabalho. Método de pesquisa/Abordagens: Aplicação de aulas teóricas sobre o tema de construção enxuta na empresa, diagnóstico realizado pelos técnicos do programa, baseado em visitas periódicas mensais. Resultados: O diagnóstico permitiu um melhor conhecimento da situação atual da obra, incluindo o acompanhamento de serviços, do fluxo de informações e materiais, e das deficiências de comunicação dentro da obra. O estudo do fluxo de informação de uma empresa apresenta-se como uma possível ferramenta de identificação de deficiências para que a partir daí possa se trabalhar em melhorias que agilizem a coordenação e comunicação das entidades envolvidas no processo. Contribuições/Originalidade: A implantação de um sistema que define uma equipe responsável pela organização dos materiais e serviços, e otimização da comunicação dentro da obra.
Abstract: This research work deals with an information system development in connection to the operation of a Toyota Production System. It was produced along a series of managerial developments put forward by a cooperative research effort known as INOVACON: a group of 14 building companies in the northeast of Brazil are getting together since 1997 to produce managerial improvements in their building sites. Method: a case study was conducted investigating previous managerial practices and those introduced after the INOVACON effort. Results: despite several new Toyota System devices being introduced, like value stream mapping, balance of resource graphs, heijunka boxes and andon system, it is argued that the most valuable result was the proposition and workings of a Information System introduced on a small scale building site. Contribution: the work describes how the information systems works, employing the same group of administrative personnel that was previously engaged on traditional managerial activities.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58073
Aparece nas coleções:DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_eve_lfmheineck.pdf429,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.