Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58083
Tipo: Resumo
Título: Ferramentas digitais: um relato sobre mediação pedagógica no Centros Rurais de Inclusão Digital (PD00.2012.PJ.0476)
Autor(es): Frota, Matheus Alves
Rocha, Mirley Nadila Pimentel
Nobre, Rafaela Gomes
Borges Neto, Herminio
Palavras-chave: Tecnologia e educação;Mediação pedagógica;Estratégias de aprendizagem;Inclusão digital;Educação no campo
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: FROTA, Matheus Alves; ROCHA, Mirley Nadila Pimentel; NOBRE, Rafaela Gomes; BORGES NETO, Herminio. Ferramentas digitais: um relato sobre mediação pedagógica no Centros Rurais de Inclusão Digital (PD00.2012.PJ.0476). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O projeto Centros Rurais de Inclusão Digital-CRID é oriundo do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal do Ceará - UFC, é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Tem com objetivo promover a Inclusão Digital (BORGES NETO, 2009) em Assentamentos Rurais no interior do estado do Ceará. Ressaltamos a importância das ações do CRID ao percebermos a disseminação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no século XXI que tem promovido cada vez mais o uso de plataformas e ferramentas digitais, na sociedade em geral, com diferentes recursos e finalidades, além da comunicação, da interação, do compartilhamento de imagens, mensagens e documentos. Destacamos nesse contexto a importância da mediação pedagógica como meio potencializador de aprendizagens e resolução de problemas. Desta forma, diante do crescimento do uso dessas ferramentas, o presente artigo, desenvolvido no âmbito do projeto CRID tem por objetivo apresentar o potencial pedagógico das ferramentas digitais utilizadas dentro do referido projeto, explorando suas utilidades e suas especificidades. A metodologia do trabalho consiste em pesquisas bibliográficas através de um debruçamento em um referencial teórico sobre aprendizagem colaborativa, mediação pedagógica (MASETTO,2000) e interação (KENSKI,2007), e ainda caracteriza-se como uma pesquisa de cunho ação-participante, mediante inserção do presente pesquisador nas ações de mediação pedagógica quanto a utilização das ferramentas digitais utilizadas no CRID. Os sujeitos da pesquisa são gestores do CRID de Antonio Conselheiro e CRID Che Guevara. As ferramenta digitais utilizadas nesse contexto são: Whats App, TelEduc, Blog, Facebook, YouTube Os resultados apontam que para além da potencialidade técnica das ferramentas citadas é necessário uma mediação pedagógica eficaz que impulsione o desenvolvimento de aprendizagens assim como de resolução de problemas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58083
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_mafrota.pdf77,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.