Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58258
Title in Portuguese: Prevenção de acidentes com crianças: cuidando dos cuidadores (Liga de Estudos em Pediatria e Neonatologia QH.2010.PJ.138)
Author: Cunha, Manuela Fabricio de Oliveira
Pereira, Ana Carolina
Aguiar, Larissa Albuquerque
Ogawa, Maurício Yukio
Campos, Licio de Albuquerque
Keywords: Cuidadores - Capacitação
Cuidados com a criança
Crianças - Saúde e higiene
Prevenção de acidentes
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: CUNHA, Manuela Fabricio de Oliveira; PEREIRA, Ana Carolina; AGUIAR, Larissa Albuquerque; OGAWA, Maurício Yukio; CAMPOS, Licio de Albuquerque. Prevenção de acidentes com crianças: cuidando dos cuidadores (Liga de Estudos em Pediatria e Neonatologia QH.2010.PJ.138). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Abstract in Portuguese: INTRODUÇÃO: O número de acidentes com crianças é bastante elevado. Isso porque as crianças são muito ativas e estão sempre em busca de explorar novas experiências e, nem sempre, conseguem diferenciar o que é seguro do que não o é. OBJETIVOS: Por isso, para que as crianças possam explorar o mais seguramente possível o que está ao seu redor e evitar ao máximo os acidentes, é que resolvemos desenvolver esse projeto e, assim, ensinar aos cuidadores como evitar acidentes e/ou como lidar com eles caso algum venha a ocorrer. METODOLOGIA: Foram ministradas minioficinas para cuidadores, em geral, em escolas de ensino fundamental, hospitais e postos de saúde, atingindo cerca de 50 pessoas por vez. As minioficinas contavam com apresentação de slides, palestras e práticas com bonecos quando se referia à abordagem de engasgos e afogamento. Além desses assuntos, foram abordados queimaduras, quedas e cortes, sempre focando, primeiramente, na prevenção e, em seguida, nos primeiros atendimentos que podiam ser realizados na criança até a chegada de ajuda especializada. PARCERIAS: Durante esse projeto, contamos com a parceria da Liga de Emergência, que ministrou algumas palestras em conjunto conosco. O projeto não contou com nenhum tipo de financiamento. RESULTADOS: As dúvidas no início dos nossos encontros eram bem evidentes, mas foram cedendo espaço para uma maior segurança dos cuidadores ao final. Como a rotatividade do público foi grande, não foi possível encontra-los novamente para um feedback pós-extensões através de questionários. CONCLUSÃO: As capacitações foram efetivas, visto que conseguimos a total atenção e interesse dos cuidadores. Além do mais, seu interesse foi confirmado pelo pedido de que realizássemos outras extensões com enfoque em outros tipos de acidentes que não os primeiramente citados, como sufocamento, choque e atropelamentos, que também possuem uma prevalência bastante alta.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58258
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_mfocunha.pdf76,72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.