Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5836
Título: Conhecimento, riqueza e política: um estudo sob a ótica da teoria social de Marx e da Filosofia da Práxis de Gramsci - Resenha
Autor(es): SILVA, Sandra Regina Paz da
Data do documento: 2010
Editor: http://www.revistalabor.ufc.br/index.php
Citação: SILVA, S. R. P. (2010)
Resumo: O livro Conhecimento, Riqueza e Política: um estudo sob a ótica da teoria social de Marx e da Filosofia da Práxis de Gramsci, de Ciro Bezerra,lançado pela Editora da Universidade Federal de Alagoas, insere-se dentre os estudos que buscam, de forma primorosa, contemporaneizar o poder explicativo e de análise do pensamento social marxiano. Nele, empreende-se um esforço que realça a perspectiva de Marx e de Gramsci de ciência,conhecimento e de processos educativos que se efetivam nas relações sociais e em instituições especializadas, vinculadas à superação da sociedade capitalista e à emancipação humana. A obra tem dois objetivos básicos. O primeiro é analisar a relação trabalho e educação sob os fundamentos da teoria do valor trabalho, formulada por Marx, valendo-se, sobretudo, das categorias fetichismo e reificação, para explicar a dialética das relações sociais (infraestrutura) com as formas sociais (superestrutura), no âmbito do processo de produção e apropriação social de conhecimentos. O outro objetivo consiste em demonstrar os limites e possibilidades que o sistema escolar oferece para a construção de uma sociedade emancipada, mostrando os obstáculos éticos e políticos para se efetivar um projeto histórico, apoiando-se na filosofia da práxis de Gramsci. Entretanto, a obra não se esgota nesses objetivos; ela também demonstra porque a atividade pedagógica e intelectual é trabalho humano, tal como Marx e Engels compreendem esta categoria, como “atividade humana sensível”.
Descrição: SILVA, Sandra Regina Paz da. Conhecimento, riqueza e política: um estudo sob a ótica da teoria social de Marx e da Filosofia da Práxis de Gramsci - Resenha. Revista do LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 1-3, 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5836
ISSN: 1983-5000
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_aRT_SRPSilva.pdf65,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.