Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5836
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Resenha de Conhecimento, riqueza e política: um estudo sob a ótica da teoria social de Marx e da Filosofia da Práxis de Gramsci
Autor : Silva, Sandra Regina Paz da
Fecha de publicación : 2010
Editorial : http://www.revistalabor.ufc.br/index.php
Citación : SILVA, Sandra Regina Paz da. Conhecimento, Riqueza e Política: um estudo sob a ótica da teoria social de Marx e da Filosofia da Práxis de Gramsci. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 1-3, 2010. Resenha da obra de: BEZERRA, Ciro. Conhecimento, Riqueza e Política: um estudo sob a ótica da teoria social de Marx e da Filosofia da Práxis de Gramsci. Maceió/AL: EDUFAL, 2009.
Resumen en portugués brasileño: O livro Conhecimento, Riqueza e Política: um estudo sob a ótica da teoria social de Marx e da Filosofia da Práxis de Gramsci, de Ciro Bezerra,lançado pela Editora da Universidade Federal de Alagoas, insere-se dentre os estudos que buscam, de forma primorosa, contemporaneizar o poder explicativo e de análise do pensamento social marxiano. Nele, empreende-se um esforço que realça a perspectiva de Marx e de Gramsci de ciência,conhecimento e de processos educativos que se efetivam nas relações sociais e em instituições especializadas, vinculadas à superação da sociedade capitalista e à emancipação humana. A obra tem dois objetivos básicos. O primeiro é analisar a relação trabalho e educação sob os fundamentos da teoria do valor trabalho, formulada por Marx, valendo-se, sobretudo, das categorias fetichismo e reificação, para explicar a dialética das relações sociais (infraestrutura) com as formas sociais (superestrutura), no âmbito do processo de produção e apropriação social de conhecimentos. O outro objetivo consiste em demonstrar os limites e possibilidades que o sistema escolar oferece para a construção de uma sociedade emancipada, mostrando os obstáculos éticos e políticos para se efetivar um projeto histórico, apoiando-se na filosofia da práxis de Gramsci. Entretanto, a obra não se esgota nesses objetivos; ela também demonstra porque a atividade pedagógica e intelectual é trabalho humano, tal como Marx e Engels compreendem esta categoria, como “atividade humana sensível”.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5836
ISSN : 1983-5000
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2010_aRT_SRPSilva.pdf65,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.