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Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação do uso de cinzas de carvão mineral advindas de usina termelétrica no Estado do Ceará na construção de pavimentos sustentáveis
Autor(es): Vasconcelos, Sarah Denise
Vieira, Francisco de Assis Franco
Barroso, Suelly Helena de Araújo
Palavras-chave: Cinzas de carvão;Efluentes industriais;Cinza volante;Misturas de cinzas-solo-cal;Pavimentos
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: http://www.anpet.org.br
Citação: VASCONCELOS, Sarah Denise; VIEIRA, Francisco de Assis Franco; BARROSO, Suelly Helena de Araújo. Avaliação do uso de cinzas de carvão mineral advindas de usina termelétrica no Estado do Ceará na construção de pavimentos sustentáveis. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTE DA ANPET, 33º, 10 a 14 nov. 2019, Balneário Camboriú (SC). Anais [...] Balneário Camboriú (SC), 2019. p. 1865-1876.
Resumo: A aplicação de resíduos na pavimentação se torna uma excelente alternativa, haja vista a possibilidade de incorporação de grandes volumes desses materiais, diminuindo os custos de tratamento e disposição do resíduo. Este estudo objetiva avaliar mecânica e ambientalmente a utilização de cinzas de carvão provenientes de uma termelétrica, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza, em camadas de base e sub-base de pavimentos. Para isso, foram produzidas em laboratório misturas de cinzas-solo-cal submetidas aos ensaios de compactação, Índice de Suporte Califórnia, módulo do resiliência e resistência à compressão simples. Ademais, foram realizados também ensaios ambientais em amostras no estado solto (lixiviação e solubilização) e no estado compactado (lixiviação em coluna). Posteriormente, foi dimensionado pelo método mecanístico-empírico estruturas de pavimentos com as misturas que apresentaram resultados mecânicos satisfatórios. Concluiu-se que o reaproveitamento dos resíduos da termelétrica na pavimentação representa uma alternativa viável técnica e ambientalmente para a construção de pavimentos autossustentáveis.
Abstract: The application of residues in the paving becomes an excellent alternative, considering the possibility of incorporating large volumes of these materials, reducing the costs of treatment and waste disposal. This study aims to evaluate mechanically and environmentally the use of coal ash from a thermoelectric plant, located in the Metropolitan Region of Fortaleza, in layers of base and sub-base of pavements. For this, blends of ash-soil-lime subjected to compaction tests, California Bearing Ratio, resilience modulus, and simple compressive strength were produced in the laboratory. In addition, environmental tests were carried out on samples in the loose state (leaching and solubilization) and in the compacted state (column leaching). Subsequently, it was designed by the mechanistic-empirical method of pavement structures with the mixtures that presented satisfactory mechanical results. It was concluded that the reuse of the thermoelectric residues in the paving is a technically and environmentally viable alternative for the construction of self-sustainable pavements.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58456
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