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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Transferência de modelos de previsão de acidentes entre cidades brasileiras
Autor : Cunto, Flávio José Craveiro
Nodari, Christine Tessele
Barbosa, Heloisa Maria
Palabras clave : Acidentes de trânsito;Modelos de previsão de acidentes;Transferência de MPA;HSM
Fecha de publicación : 2014
Citación : CUNTO, Flávio José Craveiro; NODARI, Christine Tessele; BARBOSA, Heloisa Maria. Transferência de modelos de previsão de acidentes entre cidades brasileiras. Transportes, São Paulo-SP, v. 22, n. 3 p. 76–85, 2014.
Resumen en portugués brasileño: Os modelos de previsão de acidentes (MPA) são expressões que relacionam a frequência dos acidentes de trânsito com atributos geométricos e operacionais da via e lidam, com relativo sucesso, com o elevado grau de aleatorieda-de desse fenômeno. O desenvolvimento desses modelos exige esforços consideráveis para a obtenção de dados em quan-tidade e qualidade adequados para a modelagem. A utilização de modelos desenvolvidos em outras jurisdições pode ser uma alternativa menos onerosa do que o desenvolvimento de modelos específicos para cada localidade. O objetivo deste trabalho é avaliar a transferibilidade de MPA para interseções semaforizadas entre cidades brasileiras. Modelos previamen-te desenvolvidos para Fortaleza e Belo Horizonte foram calibrados e validados para a estimação dos acidentes na cidade de Porto Alegre. Os resultados indicaram que a transferência de MPA entre jurisdições é uma alternativa que deve ser usada com parcimônia, sendo desejável investir esforços no desenvolvimento de modelos específicos para cada jurisdiçã
Abstract: Accident prediction models (APM) are expressions that relate the frequency of traffic accidents with road geomet-ric and operational attributes and deal with relative success, with the high degree of randomness related to this phenome-non. The development of these models requires considerable efforts to obtain data on quantity and quality suitable for mod-eling. The use of models developed in other jurisdictions may be a less costly alternative than the development of specific models for each location. The objective of this study is to evaluate the transferability of APM for signalized intersections between cities. Models previously developed for Fortaleza and Belo Horizonte were calibrated and validated for the estima-tion of accidents in the city of Porto Alegre. The results indicated that the use of APM between jurisdictionsis an alternative that should be used with caution, and it is desirable to invest efforts in developing specific models for each jurisdict
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58688
ISSN : 2237-1346
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