Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5891
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do gênero e raça no desempenho dos alunos da Prova Brasil
Autor(es): Veras, Ana Hilda Coelho de Carvalho
Orientador: Corrêa, Márcio Veras
Palavras-chave: Educação
Data do documento: 2009
Citação: VERAS, Ana Hilda Coelho de Carvalho. Avaliação de gênero e raça no desempenho dos alunos da prova Brasil. 2009. 39f.Dissertação (mestrado profissional em economia do setor público) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Univerdade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 2010.
Resumo: No cenário atual a discussão sobre a discriminação entre raças e gêneros diferentes tem tomado uma proporção significativa. Na presente dissertação, estende-se esta questão para a sala de aula e procura-se investigar quais fatores são determinantes para a diferenciação no aproveitamento dos estudantes que participaram da Prova Brasil de 2007. Procura-se aqui efetuar um estudo de forma a ampliar a discussão não só no que diz respeito aos alunos, mas também aos professores e diretores, entendendo melhor a distribuição dos grupos étnicos nas escolas brasileiras e sua relação com o rendimento dos estudantes. Nós discutimos também sobre a importância da identificação entre alunos e professores em sala de aula para esses rendimentos. Pode-se evidenciar de fato que essa diferença existe e que há um viés negativo que recai sobre as minorias étnicas.
Abstract: Nowadays the discussion about discrimination between races and genders has taken a significant proportion. In the present work we try to extend this to the classroom and seek to investigate which factors are crucial for differentiation in students’ grades in 2007 Brazil Test (Prova Brasil). This is an attempt to make a study that expands the discussion not only regarding students but also teachers and principals, better understanding the distribution of ethnic groups in Brazilian schools and its relationship with students’ returns, evaluated by means of Brazil Test’s data. We also investigate about the importance of the identification among students and teachers for these returns. We have found evidences from the fact that the returns’ differentiation by gender and race exists since there is negative bias that rests on ethnic minorities.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5891
Aparece nas coleções:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_dissert_ahccveras.pdf552,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.