Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59151
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantana, Isabel Cristina Higino-
dc.contributor.authorRezende, Carla Ferreira-
dc.contributor.authorSilva, Jose Roberto Feitosa-
dc.date.accessioned2021-06-22T16:52:17Z-
dc.date.available2021-06-22T16:52:17Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSANTANA, Isabel Cristina Higino; REZENDE, Carla Ferreira; SILVA, José Roberto Feitosa. Conscientização e preservação de um rio: proposta pedagógica através de um jogo didático. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 5, n. 14, p. 405-420, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59151-
dc.description.abstractThe general objective of this article is to examine a proposal for using a didactic game as a methodology to promote the dissemination of teaching focused on environmental issues; it emphasizes knowledge of the socio-environmental aspects of the Mundaú River, one of the main water flows of the Coastal Basin, Ceará-Brazil. The trail game, Caminhando pelo rio Mundaú: conhecer e preservar (Walking along the Mundaú River: getting to know it and preserve it), is composed of various elements, aimed at students aged 12 and older. It is expected that the enjoyment produced in playing this game contributes to training the participants, activating skills such as imagination and creativity, and enhancing motivation and interaction. It is also expected that the game’s representation of situations faced in daily life, enhances conscious environmental perceptions against a preservationist and sustainable background.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinarpt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleConscientização e preservação de um rio: proposta pedagógica através de um jogo didáticopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo geral deste artigo é divulgar a proposta de um jogo didático como metodologia de ensino, o qual tem como escopo o estudo de questões acerca do meio ambiente, com destaque para o conhecimento de aspectos socioambientais do rio Mundaú, um dos principais fluxos de água da Bacia do Litoral do Ceará, Brasil. O jogo de trilha, Caminhando pelo rio Mundaú: conhecer e preservar, composto por vários elementos, é direcionado aos alunos com idade a partir de 12 anos. Espera-se que a ludicidade produzida com o uso dessa proposta contribua para a formação do participante, instigando habilidades como a imaginação e a criatividade e potencializando a motivação e a interação, e que a representação de situações enfrentadas no dia a dia, discutidas a partir de um jogo, forneça subsídios para a percepção ambiental consciente, preservacionista e sustentável.pt_BR
dc.title.enAwareness and preservation of a river: pedagogical proposal through a didatic gamept_BR
Appears in Collections:DBIO - Artigos publicados em revista científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_art_ichsantana.pdf271,17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.