Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59368
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Roda de Conversa Meninas do IFG – Campus Itumbiara: formação profissional e empoderamento feminino na Educação Básica
Título(s) alternativo(s): Ruedas de conversación niñas de IFG-Campus Itumbiara: formación profesional y empoderamiento feinino em Educación Básica
Título em inglês: Conversation Circle for Girls in IFG – Itumbiara Campus: vocational training and female empowerment in Basic Education
Autor(es): Franzão, Juliana Moraes
Oliveira, Luciene Correia Santos de
Costa, Renistenes Eunice da
Figueredo, Anna Cláudia de Oliveira
Palavras-chave: Educação;Adolescente;Empoderamento feminino;Inclusão social;Sororidade
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: FRANZÃO, Juliana Moraes; OLIVEIRA, Luciene Correia Santos de; COSTA, Renistenes Eunice da; FIGUEREDO, Anna Cláudia de Oliveira. Roda de Conversa Meninas do IFG – Campus Itumbiara: formação profissional e empoderamento feminino na Educação Básica. Revista LABOR, Fortaleza, v. 2, n. 24, p. 10-23, jul./dez. 2020.
Resumo: Este artigo apresenta um relato de experiência de um projeto de ensino realizado com meninas adolescentes, alunas do Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara. A metodologia utilizada para realização dos grupos foi a roda de conversa, com o intuito de proporcionar um espaço de interação discussão sobre cuidados relacionados à saúde física e mental, temáticas de gênero, empoderamento feminino e diversos temas que envolvem o adolescer. Realizando essas rodas de conversa, colaboramos com os objetivos do Instituto Federal de Goiás em proporcionar educação pública, gratuita e de qualidade na formação técnica integrada ao nível médio, em uma proposta interdisciplinar que busca correlacionar conteúdos e disciplinas além de dialogar sobre temáticas de interesse do público adolescente.
Abstract: This article presents an experience report of a teaching project carried out with adolescent girls, students of the Federal Institute of Goiás – Itumbiara Campus. The methodology used was the conversation circle, aiming to provide a space for interaction and discussion about care related to physical and mental health, gender themes, female empowerment and various topics involving adolescence. Carrying out these conversation circles, we collaborate with the objectives of the Federal Institute of Goiás in providing free, quality public education in integrated technical training at the secondary level, in an interdisciplinary proposal that seeks to correlate content and disciplines in addition to dialoguing on topics of interest to the teenager public.
Resumen: Este artículo presenta un informe de experiencia de un proyecto didáctico realizado con adolescentes, estudiantes del Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara. La metodología utilizada para realizar los grupos fue la rueda de conversación, con el fin de proporcionar un espacio para la discusión de interacción sobre la atención relacionada con la salud física y mental, temas de género, empoderamiento femenino y diversos temas que involucran la enfermedad. Realizando estas ruedas de conversación, colaboramos con los objetivos del Instituto Federal de Goiás en la prestación de educación pública, gratuita y de calidad en la formación técnica integrada a nivel medio, en una.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59368
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_jmfrazãolcsoliveira.pdf409,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.