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Tipo: Tese
Título: Memórias do cotidiano: rotinas, práticas pedagógicas e narrativas no Centro de Educação Infantil Manoel Malveira Maia
Autor(es): Castro, Mayara Alves de
Orientador: Vasconcelos, José Gerardo
Palavras-chave: Educação Infantil;Creches;Comunidade e escola;Análise do discurso narrativo
Data do documento: 2021
Citação: CASTRO, Mayara Alves de. Memórias do cotidiano: rotinas, práticas pedagógicas e narrativas no Centro de Educação Infantil Manoel Malveira Maia. Orientador: José Gerardo Vasconcelos. 2021. 220 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: O escopo desta pesquisa buscou, a partir da apresentação das tessituras históricas da educação da primeira infância, perceber o seu papel no contexto contemporâneo, entrelaçando ideias para analisar a rotina e a aprendizagem desenvolvida no Centro de Educação Infantil Manoel Malveira Maia, pertencente à rede pública, na cidade de Fortaleza, Ceará, e a sua relevância como instrumento de democratização social do ensino, tendo como mola propulsora a seguinte questão: de que forma os marcos históricos e legais da Educação Infantil se forjam com as práticas pedagógicas e rotinas do Centro de Educação Infantil Manoel Malveira? O desígnio foi a busca por perceber, em tempos de disputa social, o significado acerca do ambiente educacional, a compreensão dos processos desenvolvidos nesse espaço e ainda o estudo dos marcos norteadores deles, dados os muitos desafios que se desenham num horizonte de profundas mudanças ou desmontes do modelo escolar atual. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa descritiva, realizada através de um estudo de caso que analisa os principais documentos da instituição de educação, como o Projeto Político-Pedagógico e a Proposta Pedagógica e se debruça sobre as narrativas dos sujeitos desse espaço, ou seja, os partícipes do processo educacional na creche, além de apresentar documentos oficiais e textos norteadores que orientam a discussão de implementação e efetivação da Educação Infantil no Brasil, que reflete sobre a educação, a participação social e a democratização da escola. O estudo, portanto, concluiu-se a partir da descrição e análise das rotinas e do trabalho desenvolvido no Centro de Educação Infantil, além de apresentar as demais funções do espaço para que, a partir desses marcos, se aponte a importância do espaço educacional para crianças bem pequenas, desaguando, assim, na discussão sobre o papel social da creche pública.
Abstract: The scope of this research sought from the presentation of the historical fabrications of early childhood education, to understand its role, in the contemporary context, interweaving ideas to smooth the routine and the learning developed in the CEI Manoel Malveira Maia, belonging to the public network, in the city of Fortaleza / CE, and its relevance, as an instrument of social democratization of education. Taking as its driving force the following question: How are the historical and legal milestones of early childhood education intertwined with the pedagogical practices and routines of CEI Manoel Malveira? The aim was to seek, in times of social dispute, to understand the meaning of the educational environment, the understanding of the processes developed in this space and also the study of the guiding milestones of them, given the many challenges that are drawn in a horizon of profound changes or disassembly of the current school model. It is, therefore, a qualitative descriptive research, carried out through a case study that analyzes the main documents of the educational institution, such as the Political Pedagogical Project (PPP), Pedagogical Proposal and focuses on the narratives of the subjects of this space , that is, the participants in the educational process at the daycare center, in addition to presenting official documents and guiding texts that guide the discussion on the implementation and effectiveness of early childhood education in Brazil, which reflects on education, social participation and the democratization of the school. The study, therefore, was concluded from the description and analysis of the routines and the work developed at the Child Education Center, in addition to presenting the other functions of the space so that, based on these milestones, the importance of the educational space for children can be pointed out. very small, resulting in the discussion about the social role of the public daycare center.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59485
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