Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59563
Title in Portuguese: Metodologia de planejamento de sistema fotovoltaico integrado à edificação: estudo de caso para o Instituto da Primeira Infância (IPREDE)
Author: Costa, Ana Carolina de Alencar
Silva, Raissa Braga da
Carvalho, Paulo Cesar Marques de
Freire, João Victor de Farias Furtado e
Clemente, Joana Mota
Keywords: Energia Solar
Viabilidade financeira
Modelagem
Issue Date: 2018
Publisher: https://anaiscbens.emnuvens.com.br
Citation: COSTA, Ana Carolina de Alencar; SILVA, Raissa Braga da; CARVALHO, Paulo Cesar Marques de; FREIRE, João Victor de Farias Furtado e; CLEMENTE, Joana Mota. Metodologia de planejamento de sistema fotovoltaico integrado à edificação: estudo de caso para o Instituto da Primeira Infância (IPREDE). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR , VII ., 17 a 20 abr. 2018, Gramado-RS. Anais[…], Gramado-RS., 2018. Tema: “Conversão Fotovoltaica - Tecnologias e ensaios de inversores e outros equipamentos de eletrônica de potência”
Abstract in Portuguese: O presente trabalho visa comparar e demonstrar a viabilidade financeira da geração de energia elétrica por módulos fotovoltaicos (FV) em complementação à eletricidade da concessionária local do Estado do Ceará. É avaliado o desempenho de um sistema FV hipotético conectado à rede e integrado à arquitetura do Instituto da Primeira Infância (IPREDE). São utilizados os softwares RETScreen e SketchUp, a fim de analisar a viabilidade financeira do projeto e auxiliar na decisão da localização dos painéis FV, respectivamente. O SketchUp permite fazer a modelagem do prédio em estudo para que, em seguida, seja realizada a análise de sombreamento. A análise de sombreamento é feita variando meses e horas a fim de ver como se comportam as sombras no telhado do prédio. Ao final da modelagem, é utilizado o RETScreen, uma ferramenta didática e de fácil uso, pois com o resultado da análise financeira e da modelagem juntos, é possível decidir de maneira mais precisa qual melhor caso para se escolher. No estudo, são propostos 3 casos, com o primeiro visando atender 75% da demanda de energia elétrica do IPREDE através da geração FV; o segundo caso atendendo 50% da conta e, por fim, o terceiro, caso que pretende suprir 25% da demanda. A situação mais vantajosa para escolha é o caso 2, pois possui um tempo de retorno de capital menor do que o do caso 3 e, de acordo com a modelagem, ocupa menor área do que o caso 1, fazendo com que os painéis FV não preencham áreas sombreadas. O caso 2 possui potência de 47,74 kWp, um custo total de R$ 294.140,00, um tempo de retorno de capital de 5,3 anos e ocupa uma área de 341 m². A eficiência da metodologia usada é comprovada ao final do estudo, pois foi possível definir o caso mais eficiente para o IPREDE.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59563
metadata.dc.type: Artigo de Evento
ISBN: 978-85-62179-02-0
Appears in Collections:DEEL - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_eve_acdeacosta.pdf1,77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.