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Tipo: TCC
Título : Análise dos figurinos infantis dos filmes jogos vorazes
Autor : Lemos, Bárbara Martins
Tutor: Castro, Marta Sorelia Felix de
Palabras clave : Infância;Adolescência;Figurino;Jogos Vorazes
Fecha de publicación : 2020
Citación : Lemos, Bárbara Martins. Análise dos figurinos infantis dos filmes jogos vorazes. 2020. 87 f. Monografias (Graduação em Design-Moda)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza 2021.
Resumen en portugués brasileño: O figurino sendo um elemento visual que transmite ao espectador características físicas e psicológicas dos personagens, consequentemente, é essencial para a construção de uma narrativa, e que junto com os outros elementos cênicos, como o cenário, a música e iluminação, formam a estória de ficção, seja no teatro, dança e cinema. Devido ao fascínio dos espectadores pela a realidade das obras de ficção do cinema e com o desenvolvimento da tecnologia, as câmeras revelam com mais ênfase os detalhes dos figurinos, necessitando o melhor estudo do figurinista para a produção da peça. Dessa maneira, o presente trabalho tem por objetivo analisar o figurino cinematográfico que contempla a área de especialização na formação em Design-Moda, contribuindo no estudo sobre figurino. A obra escolhida foi a trilogia Jogos Vorazes, da escritora Suzanne Collins, que fora adaptada para a versão cinematográfica e o objeto de estudo consiste na análise semiológica do figurino dos personagens infantis utilizado nesta obra de ficção. Nesse cenário, observa-se que as crianças e adolescentes dos distritos, que sofrem com os jogos, se vestem de maneira bem distinta das crianças presente na Capital. Dessa forma, destacam-se concepções distintas de infância comunicadas a partir dos códigos de diferenciação de classes e sistemas de opressão enfatizados simbolicamente nos figurinos das crianças desta obra ficcional. Como metodologia foi necessária pesquisa qualitativa, como também, pesquisa bibliográfica e documental, possibilitando assim o estudo na análise do figurino. Através dos estudos da Semiologia, Psicologia das cores, História do vestuário e da observação dos figurinos selecionados, pode-se compreender os significados dos signos presente nos trajes cênicos das personagens infantis.
Abstract: The costume being a visual element that conveys physical characteristics and psychological characteristics of the characters, therefore, is essential for the construction of a narrative, and that along with other scenic elements, such as the setting, music and lighting, form the story of fiction, whether in theatre, dance and cinema. Due to the fascination of spectators for the reality of cinema's fictional works and with the development of the technology, the cameras reveal with more emphasis the details of the costumes, needing the best study of the costume designer for the production of the piece. Thus, the present work has the objective is to analyze the cinematographic costumes that contemplate the area of ​​specialization in training in Design-Fashion, contributing to the study of costumes. The chosen work was the The Hunger Games trilogy, by Suzanne Collins, which was adapted for the version cinematographic and the object of study consists of the semiological analysis of the costumes of the Children's characters used in this work of fiction. In this scenario, it is observed that children and teenagers from the districts, who suffer from the games, dress very differently from the children present in the Capital. In this way, distinct conceptions of childhood stand out communicated from the codes of differentiation of classes and systems of oppression symbolically emphasized in the costumes of the children of this fictional work. Like methodology, qualitative research was necessary, as well as bibliographic research and documentary, thus enabling the study in the analysis of the costumes. Through the studies of Semiology, Color Psychology, History of clothing and costume observation selected, it is possible to understand the meanings of the signs present in the scenic costumes of the children's characters.
Resumen en español: El vestuario es un elemento visual que transmite al espectador características físicas y psicológicas de los personajes, en consecuencia, es fundamental para la construcción de una narrativa, y que junto con los demás elementos escénicos, como la escenografía, la música y la iluminación, conforman la historia de ficción, ya sea en teatro, danza y cine. Debido a la fascinación de los espectadores con la realidad de las obras de ficción cinematográfica y con el desarrollo de la tecnología, las cámaras revelan con mayor claridad los detalles del vestuario, requiriendo el mejor estudio del diseñador de vestuario para la producción de la pieza. Así, el presente trabajo tiene como objetivo analizar el vestuario cinematográfico que contempla el área de especialización en la formación en Diseño-Moda, contribuyendo al estudio del vestuario. La obra elegida fue la trilogía Los Juegos del Hambre, de la escritora Suzanne Collins, que fue adaptada para la versión cinematográfica y el objeto de estudio consiste en el análisis semiológico del vestuario de los personajes infantiles utilizados en esta obra de ficción. En este escenario, se observa que los niños y adolescentes de los distritos, que sufren de juegos, visten de manera muy diferente a los niños presentes en la Capital. De esta manera, existen distintas concepciones de la infancia comunicadas a partir de los códigos de diferenciación de clases y sistemas de opresión enfatizados simbólicamente en el vestuario de los niños de esta obra de ficción. Como metodología fue necesaria la investigación cualitativa, así como la investigación bibliográfica y documental, posibilitando así el estudio en el análisis del vestuario. A través de los estudios de Semiología, Psicología del color, Historia de la vestimenta y la observación de trajes seleccionados, es posible comprender los significados de los signos presentes en los trajes escénicos de personajes infantiles.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59589
Aparece en las colecciones: DESIGN MODA - Monografias

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