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dc.contributor.advisorLeão, Andréa Borges-
dc.contributor.authorIpiranga, Sarah Diva da Silva-
dc.date.accessioned2013-09-30T16:51:52Z-
dc.date.available2013-09-30T16:51:52Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationIPIRANGA, Sarah Diva da Silva. Imagens da infância: crianças, aprendizagem e formação nos contos de Guimarães Rosa e Clarice Lispector. 2010. 213f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira Fortaleza-CE, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5959-
dc.description.abstractFor the analysis of children representations and the learning and educational processes in short stories by Guimarães Rosa and Clarice Lispector, it starts from the creation of a typology which systematizes and categorizes childhood images, their family, scholarship and society intermediations, as well as the relations established among individuals and groups who are built in the narratives: parents and children, students and teachers. The locals where the mediation takes place (nature, home and school) and the courses of learning and education which guide the establishment of childhood are also analyzed and articulated with various theoretical perspectives about the construction of childhood and the power injunctions which, in turn, are present in the confrontations and dialogues among these social actors. From an interdisciplinary perspective, the theoretical fields of Education, History and Literature intertwine in the authors’ thought about childhood and education: Norbert Elias, Philippe Ariès, Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin. Besides that, in the establishment of childhood present in the selected short stories, the conceptual elements driving interference, which bounds the field of characters’ action, is observed: conflict, travel, sacrifice, language, imagination, humor, death and love. Thus, a place for reflections about the contributions of the literary text for pedagogical studies about children and their manners of being in the world is constructed with the thesispt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEducaçaopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectGuimarães Rosapt_BR
dc.subjectClarice Lispectorpt_BR
dc.subjectLispector,Clarice,1925-1977 - Crítica e Interpretaçãopt_BR
dc.subjectRosa,João Guimarães,1908-1967 - Crítica e Interpretaçãopt_BR
dc.subjectEducação na Literaturapt_BR
dc.subjectInfância na Literaturapt_BR
dc.subjectCrianças na Literaturapt_BR
dc.subjectContos Brasileirospt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectGuimarães Rosapt_BR
dc.subjectClarice Lispectorpt_BR
dc.titleImagens da Infância: Crianças, Aprendizagem e Formação nos Contos de Guimarães Rosa e Clarice Lispectorpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrAnálise das representações da criança e dos processos de aprendizagem e formação nos contos de Guimarães Rosa e Clarice Lispector. Parte-se inicialmente da criação de uma tipologia que sistematiza e categoriza as imagens da infância, as suas intermediações familiares, escolares e sociais, bem como as relações que se estabelecem entre os indivíduos e grupos que se afirmam nas narrativas: pais e filhos, alunos e professores. Os espaços nos quais essas mediações têm lugar (natureza, casa e escola) e os percursos de aprendizagem e formação que norteiam a afirmação da infância são também analisados e articulados com várias teorias acerca da constituição do infantil e das injunções de poder que marcam os confrontos e diálogos entre esses atores sociais. Em uma perspectiva interdisciplinar, os campos teóricos da Educação, História e Literatura imbricam-se por meio do pensamento de autores que refletiram sobre a infância e a formação: Norbert Elias, Philippe Ariès, Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin. Além disso, na constituição das infâncias nos contos selecionados, observa-se a interferência motriz de elementos conceituais que delimitam o campo de atuação dos personagens: o conflito, a viagem, o sacrifício, a linguagem, a imaginação, o riso, a morte e o amor. Constrói-se, assim, com a tese um espaço de reflexão sobre as contribuições do texto literário para os estudos pedagógicos acerca da criança e das suas formas de estar no mundopt_BR
dc.title.enImages of Childhood: Children, Education And Training in the Stories of Rosa and Clarice Lispectorpt_BR
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