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dc.contributor.advisorGussi, Alcides Fernando-
dc.contributor.authorMarinho, Karlene Gonçalves-
dc.date.accessioned2013-09-30T16:57:14Z-
dc.date.available2013-09-30T16:57:14Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationMarinho, K. G.; Gussi, A. F. (2010)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5964-
dc.descriptionMARINHO, Karlene Gonçalves. Avaliação da implementação das diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo-SINASE no Estado. 2010. 160f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2010.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectSistema Nacional de Atendimento Socioeducativo(Brasil)pt_BR
dc.subjectAssistência a menores - Política governamental - Avaliação - Cearápt_BR
dc.subjectDelinquentes juvenis - Reabilitação - Política governamental - Avaliação - Cearápt_BR
dc.subjectSINASEpt_BR
dc.subjectAdolescentes em Conflito com a Leipt_BR
dc.titleAvaliação da implementação das diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo-SINASE no Estadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem como objetivo avaliar o processo de implementação das diretrizes do Sistema Nacional de tendimento Socioeducativo-SINASE (2006) no estado do Ceará, a partir da aplicação da medida socioeducativa de internação em Centro Educacional, por meio da percepção dos gestores e executores da política. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como sujeitos os profissionais das Unidades selecionadas. Os instrumentos utilizados se constituíram de visitas, observação sistemática e realização de entrevistas semi-estruturadas. Utilizamos quatro pares de categorias analíticas como suporte teórico para subsidiar as discussões e observações empíricas, quais sejam: adolescência-violência; poder-relações de poder; prisão-punição e imputabilidade penal-medidas socioeducativas. Realizamos a pesquisa em dois Centros Educacionais masculinos, fazendo uma análise comparativa entre os parâmetros propostos pelo SINASE e as práticas institucionais na condução do atendimento ocioeducativo nessas Unidades. Identificamos como principal dificultador à implementação das diretrizes do SINASE a superlotação. As Unidades têm três a quatro vezes o número de adolescentes internados em relação a sua capacidade, impossibilitando assim o desenvolvimento de um atendimento humanizado, personalizado, onde se possa priorizar o caráter pedagógico da medida, eixos da proposta do SINASE.pt_BR
dc.title.enEvaluation of systems implementation guidelines Sistena Naional Service Socio-SINASE in Cearápt_BR
Appears in Collections:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

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