Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59868
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Maria Simone da-
dc.contributor.authorLustosa, Francisca Geny-
dc.date.accessioned2021-08-06T16:41:29Z-
dc.date.available2021-08-06T16:41:29Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Simone da; LUSTOSA, Francisca Geny. Atendimento educacional especializado a um aluno com paralisia cerebral incluído no ensino superior. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59868-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.subjectPessoas com paralisia cerebral - Inclusãopt_BR
dc.subjectPessoas com paralisia cerebral - Integração socialpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleAtendimento educacional especializado a um aluno com paralisia cerebral incluído no ensino superiorpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO texto refere-se a atividades interventivas ligadas ao projeto de extensão “Atendimento Educacional Especializado do município de Fortaleza”. Para referida comunicação, trazemos como recorte, o acompanhamento realizado a um jovem universitário, com paralisia cerebral, atendido na SRM/FACED/UFC, acompanhado desde maio de 2015, com vias a propiciar o seu processo de inclusão na IES em que estuda, permitindo superar a privação cultural adquirida pela exclusão nos anos iniciais do ensino regular da escola comum. Mediante, avaliação diagnóstica das principais dificuldades do estudante, planejamos como intervenção ampliar seu repertório cultural e linguístico, para aperfeiçoar sua oralidade, promover maior capacidade de sistematização dos textos das disciplinas cursadas, proficiência da leitura e interpretação e escrita acadêmica. Investimos, ainda, em seu letramento digital a fim de ajudá-lo no manuseio do computador, além de incentivarmos o uso das mídias de comunicação (Facebook, Youtuber, E-mail), para que pudessem ser utilizadas com fins de suporte a sua aprendizagem, tornando-a mais significativa. Destarte, favorecemos também o manuseio diário do programa Word, que possibilitou expressar-se de forma escrita, antes apenas pautado na oralidade, além da possibilidade de fazer registros das aulas e de suas leituras acadêmicas. O aluno demonstrou progresso nas atividades supracitadas, de forma que, notoriamente, estas lhe proporcionaram mais autonomia nas relações interpessoais, na faculdade e nos ambientes de socialização da informação. Ressaltamos, que referido sujeito vinha sofrendo com o baixo desempenho acadêmico, não conseguindo acompanhar o curso, o que repercutia também na ausência de entrosamento com os colegas. Como resultados, constatamos que o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto de extensão, trouxe uma nova perspectiva de auto-imagem do aluno, que conseguiu se engajar nas atividades propostas na universidade e atualmente está elaborando seu TCC. pt_BR
Appears in Collections:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_mssilva.pdf70,79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.