Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5988
Título: Educação & Trabalho: avaliação da política pública de educação profissional do Centro Vocacional Técnico - CVTEC de Aracati – CE
Título em inglês: Education & Work: evaluation of public policy on vocational education Vocational Technical Center - CVTEC Aracati - CE
Autor(es): SILVA, Catarina Angélica Antunes da
Orientador(es): SANTIAGO, Eduardo Girão
Palavras-chave: Social inclusion
Education
Interação social na velhice – Caxias (MA)
Idosos - Caxias (MA) - Relações com a família
Autoestima – Caxias (MA)
Data do documento: 2012
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: SILVA, C. A. A.; SANTIAGO, E. G. (2012)
Resumo: Esta dissertação pretende avaliar as políticas de educação profissional do Estado do Ceará, em particular, do Centro Vocacional e Técnico de Educação Profissional (CVTEC) do Aracati e entorno, em relação à articulação trabalho e educação, a fim de perceber a aproximação do modelo adotado neste centro de ensino com o modelo da emancipação humana da concepção politécnica. Seu principal objetivo é formar um trabalhador–cidadão, dotado de uma qualificação que atenda às demandas exigidas pela sociedade capitalista, mas que, ao mesmo tempo, tenha compromisso social e político, consoante o enfoque de Gramsci. Para isso, é preciso rever criticamente o contexto histórico-social das transformações ocorridas no mundo do trabalho pelos novos modelos de produção. A avaliação, neste caso, se torna de suma importância para a compreensão do fenômeno estudado, pois ela faz parte do processo de planejamento da política social, ensejando uma retroalimentação que permite escolher entre diversos projetos de acordo com sua eficácia e eficiência. Sendo assim, precisa- se ter em vista o modo como a formação profissional interfere na vida desse futuro trabalhador, qual o seu alcance na inclusão social e a existência de impactos na sociedade resultantes da aplicação desse modelo educacional adotado pelo - CVTEC de Aracati. Foram aplicados, para tanto, instrumentos de natureza tanto quantitativa quanto qualitativa, mediante a triangulação de métodos, com os egressos, funcionários e professores da instituição, bem como empresas locais ligadas aos setores dos cursos ofertados, de forma a interpretar e atribuir significados aos fenômenos observados.
Descrição: SILVA, Catarina Angélica Antunes. Educação & Trabalho: avaliação da política pública de educação profissional do Centro Vocacional Técnico - CVTEC de Aracati – CE. 2012. 127f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5988
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012-DIS-CAASILVA.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.