Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6035
Título: Protagonistas no ensino da capoeira no Ceará: relações entre lazer, aprendizagem e formação profissional
Título em inglês: Actors in teaching of capoeira in Ceará: relationships between leisure, learning and training
Autor(es): SILVA, Sammia Castro
Orientador(es): VASCONCELOS, José Gerardo
Palavras-chave: Oral history, leisure, professional training
Capoeiristas - atitudes - Fortaleza (CE)
Prática de ensino - Fortaleza (CE)
Capoeira - Fortaleza (CE)
Data do documento: 2013
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: SILVA, S. C.; VASCONCELOS, J. G. (2013)
Resumo: A capoeira como patrimônio cultural imaterial brasileiro está presente em todas as regiões do Brasil e em cerca de 150 países. Apesar de a tradição oral se referir ao início dessa prática em épocas anteriores, os primeiros registros históricos foram encontrados a partir do século XVI, e em maior quantidade a partir do século XVIII nas cidades do Rio de Janeiro, Bahia e Recife. A prática da capoeira em território cearense é recorrente, com mestres reconhecidos local, nacional e internacionalmente pelo trabalho desenvolvido. Registrar a história de vida daqueles que protagonizaram o ensino da capoeira em instituições formais de ensino do Ceará foi o objetivo central deste estudo. Objetivos específicos: contribuir com o debate da educação na capoeira e da formação profissional na capoeira, além de levantar dados sobre a história da capoeira no Ceará. Os selecionados para participar desta pesquisa foram José Renato de Vasconcelos Carvalho (mestre Zé Renato) e os quatro mestres que formou durante experiência pedagógica no Centro Social Urbano Presidente Médici, na década de 1970- José Ivan de Araújo (mestre Zé Ivan), João de Freitas (mestre João Baiano), Everaldo Monteiro de Assis (mestre Everaldo Ema) e Jorge Luiz Natalense de Sousa (mestre Jorge Negão). Foi utilizado o aparato metodológico da história oral e, mediante a história de vida dessa primeira geração de mestres, pôde-se reconhecer que a intensidade da vivência prática do lazer, do esporte e da arte na prática da capoeira constituiu um significado determinante na vida dessas pessoas, que passaram a desempenhar atividades pedagógicas em distintos locais da cidade de Fortaleza e a formar outros grandes capoeiristas do Estado. Pôde-se, então, reconhecer personalidades e instituições importantes que promoveram a evolução e perpetuação da capoeira no Estado.
Descrição: SILVA, Sammia Castro. Protagonistas no ensino da capoeira no Ceará: relações entre lazer, aprendizagem e formação profissional. 2013. 129f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6035
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013-DIS-SCSILVA.pdf2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.