Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60506
Title in Portuguese: Avaliação de ferramentas de comunicação a distância nas atividades de monitoria participativa no ensino de Engenharia
Title: Evaluation of distance communication tools in tutoring activities in Engineering teaching
Author: César Filho, Mário Sérgio Oliveira
Bezerra, Leonardo Melo
Mont´Alverne, Alexandre Miranda
Keywords: Monitoria
Ensino de engenharia
Ferramentas de ensino a distância
Pandemia
Issue Date: 2021
Publisher: www.abenge.org.br
Citation: CESAR FILHO, Mário Sérgio Oliveira; BEZERRA, Leonardo Melo; MONT’ALVERNE, Alexandre Miranda. Avaliação de ferramentas de comunicação a distância nas atividades de monitoria participativa no ensino de Engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLIX.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, IV., 28 a 30 set. 2021, evento online. Anais[...], 2021. Evento online. Tema: “Formação em Engenharia: tecnologia e sustentabilidade.”
Abstract in Portuguese: Os cursos de engenharia, que transcorriam no formato presencial, viram-se diante de uma nova realidade em 2020. Com a pandemia do novo Coronavírus, todos os cursos foram forçados a migrar, emergencialmente, para o formato a distância, com isso, a metodologia de ensino, antes no formato presencial, teve que ser adaptada. A utilização de ferramentas de comunicação "on-line" foi o primeiro desafio imposto tanto a discentes quanto a docentes, e a busca por um melhor entendimento e utilização eficiente dessas ferramentas na construção do conhecimento dos alunos de engenharia através das atividades de monitoria é o motivo deste trabalho. Sabendo que no ensino remoto, a interação entre os participantes é menos intensa, a metodologia ativa baseada na aprendizagem por problematização, com o auxilio de ferramentas de comunicação, foi experimentada na tentativa de manter o aluno desejoso de construir o seu conhecimento. Observou-se que os estudantes demonstraram satisfação pela comunicação rápida e informal fornecida pelos aplicativos de comunicação. Mesmo com o conteúdo sendo apresentado pelo professor antes da distribuição de atividades aos alunos, e com o monitor disponível a quase qualquer momento via aplicativo, alguns alunos ainda sentiram dificuldades no desenvolvimento individual do que foi proposto. Houve a sugestão da produção de vídeos explicativos e de um maior uso de algoritmos computacionais na solução de problemas. Por fim, com a consolidação da disciplina, percebeu-se que as notas dos alunos com maior participação foram significativamente superiores às do restante da turma, demonstrando um resultado positivo da aplicação da metodologia proposta.
Abstract: The engineering courses that were taking place in the classroom format, faced a new reality in 2020. With the pandemic of the new Coronavirus taking place, all courses were forced to migrate, on an emergency way, to the educational distance format, thus, the teaching methodology had to be adapted. The use of online communication tools was the first challenge imposed on both students and teachers and the search for a better understanding and efficient use of these tools in the construction of knowledge of engineering students through monitoring activities is the reason for this work. Knowing that in remote education, the interaction between the participants is less intense, the active methodology based in problem-based learning, with assistance of communication tools, was tried in an attempt to keep the student willing to build his knowledge. It was observed that the students showed satisfaction with the fast and informal communication provided by the communication applications. Even with the content being presented by the teacher before the distribution of activities to the students, and with the monitor available at almost any time via the applications, some students still felt difficulties in the individual development of what was proposed. There was a suggestion to produce explanatory videos and a more use of computational algorithms to solve problems. Finally, with the end of the discipline, it was noticed that the grades of the students with the highest participation level were significantly higher than the rest of the class, demonstrating a positive result of the proposed methodology application.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60506
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Appears in Collections:DETE - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_eve_msocesarfilho.pdf272,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.