Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60562
Tipo: Artigo de Evento
Título: Aplicação de Business Intelligence para avaliação e otimização da disciplina de Proteção de Sistemas Elétricos
Título em inglês: Application of Business Intelligence for the evaluation and optimization of the discipline of Power System Protection
Autor(es): Carneiro, José Airton Borges
Faustino, Bruno Luiz
Fernandes, Nathanael Vasconcelos
Lima, Marcelo Costa
Sampaio, Raimundo Furtado
Leão, Ruth Pastôra Saraiva
Barroso, Giovanni Cordeiro
Prata, Igor Pinheiro
Palavras-chave: Proteção de sistemas elétricos;Ensino de engenharia elétrica;Avaliação;Didática;Net Promoter Score
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: http://www.abenge.org.br
Resumo: O setor elétrico vem passando por grandes transformações estruturais e tecnológicas nos últimos anos, que têm contribuído para reformulações de projetos político-pedagógicos dos cursos de graduação em engenharia e motivado professores a repensar sua metodologia de ensino para garantir a formação de alunos com perfil profissional em consonância com as evoluções científicas e as mudanças no mercado de trabalho. Nesse contexto, o objetivo desse artigo é apresentar a metodologia de avaliação aplicada para melhoria do processo de ensino aprendizado da disciplina de Proteção de Sistemas Elétricos de Potência a partir da opinião dos alunos. Para avaliação da disciplina de proteção foi disponibilizado aos alunos um questionário no Google Forms, e utilizou-se o software Power BI para análise dos dados coletados. Tomando-se como base o Net Promoter Score (NPS), todos os aspectos avaliados se enquadraram na Zona de Aperfeiçoamento.
Abstract: The electrical sector has been undergoing major structural and technological changes in recent years, which have contributed to the reformulation of political-pedagogical projects of undergraduate courses in engineering and motivated teachers to rethink their teaching methodology to ensure the training of students with a professional profile in scientific developments and changes in the labor market. In this context, the objective of this article is to present the methodology of evaluation applied to improve the learning process of the discipline of Protection of Electric Power Systems from the students' opinion. To evaluate the protection discipline, a questionnaire was made available to students in Google Forms, and Power BI software was used to analyze the data collected. Based on the Net Promoter Score (NPS), all evaluated aspects were included in the Improvement Zone.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60562
Aparece nas coleções:DEEL - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_eve_jabcarneiro.pdf658,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.