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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Os “usos de si” por bibliotecários no serviço público federal em atividade de trabalho após formação continuada em cursos de pós-graduação
Título em inglês: Contributions supported by meaningful learning the work of librarians as public servants after concluding post-graduation
Autor(es): Santos, Fabiana Pereira dos
Palavras-chave: Profissional bibliotecário;Formação continuada;Atividade de trabalho;Ciência da informação
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Informação em Pauta
Citação: SANTOS, Fabiana Pereira dos. Os “usos de si” por bibliotecários no serviço público federal em atividade de trabalho após formação continuada em cursos de pós-graduação. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 6, n. especial, p. 91-107, maio 2021.
Resumo: O mundo do trabalho tem passado por modificações, os profissionais se veem com necessidades constantes de formação continuada. Para melhora a prestação de serviços e valorizar os profissionais, o Estado incentiva e até formula instrumentos para facilitar a gestão da carreira dos servidores.Um dos instrumentos é o plano de carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, instituído pela lei 11.091, de 12/01/05. O objetivo é investigar os “usos de si” feitos por bibliotecários em atividade de trabalho após formação continuada em cursos de pós-graduação stricto sensu. O estudo se alicerçará em bases teóricas da ergologia. Justifica-se esta proposta pela importância de se estudar uma prática profissional que tem lastro histórico, está regulamentada e sedimentada no mundo do trabalho. Acredita-se que os profissionais utilizam estratégias para realizar renormalizações,e assim, entende e driblar as deformações do meio e dar sentido às suas atividades. E que as formações continuadas em nivel de mestrado e doutorado podem ser utilizadas como ferramentas que sustentarão e auxiliarão estas ações. Esses são postulados inspirados pela revisão teórica realizada e se mostram importantes para desenvolvimento da pesquisa empírica, que se propôs realizar junto a bibliotecários que atuam no serviço público federal.
Abstract: The world of work has gone through changes, and professionals are in constant need of continuing education. To improve the provision of services and value professionals, the State encourages and even formulates instruments to facilitate the management of the career of it employees.One of the instruments is the career plan for Technical-Administrative positions in Education, established by law 11.091, of 12/01/05. The goal is to investigate the "uses of self" made by librarians in their work activities after their continuing education in stricto sensu post-graduation courses. The study will be based on ergology theories. This proposal is justified by the importance of studying a professional practice that has historical ballast, is regulated and established in the world of work. It is believed that professionals use strategies to perform renormalizations, and thus understand and dribble the deformations of the environment and give meaning to their activities. And that continuing education at the master's and doctoral levels can be used as tools that will support and help these actions. These are postulates inspired by the theoretical review carried out and are important for the development of empirical research, which was proposed to be carried out with librarians who work in the federal public service.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60774
ISSN: 2525-3468
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

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