Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60868
Tipo: Artigo de Evento
Título : Alternativa metodológica no processo de ensino-aprendizagem em desenho técnico e em desenho assistido por computador
Título en inglés: Innovative alternative in the teaching-learning process in the technical drawing and computer aided design of the Federal University of Ceará
Autor : Freitas, Breno Bezerra
Alencar, Cely Martins Santos de
Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
Palabras clave : Modelagem da informação;Desenho;Ensino de engenharia
Fecha de publicación : 2017
Editorial : http://www.abenge.org.br
Citación : FREITAS, Breno Bezerra; ALENCAR, Cely Martins Santos de; CAVALCANTE, Antonio Paulo de Hollanda. Alternativa metodológica no processo de ensino-aprendizagem em desenho técnico e em desenho assistido por computador. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLV., 26 a 26 set. 2017, Joinvile-SC. Anais […], Joinvile-SC., 2017. Tema: Inovação no Ensino/ Apendizagem em Engenharia.”
Resumen en portugués brasileño: Nos últimos anos, tem-se necessitado cada vez mais da Modelagem da Informação nas graduações em engenharias, tornando essencial a adoção de novas metodologias para o ensino do desenho contemplando a modelagem 3D de objetos simulando os ambientes a serem projetados na Engenharia. Assim, o presente trabalho apresenta metodologia de ensino da desenho técnico e desenho assistido por computador, mesclando os procedimentos da geometria mongeana e projetiva tradicional com as tecnologias de representação gráfica digital em um software específico, objetivando melhor capacitar o aluno no reconhecimento e desenvolvimento de formas bi e tridimensionais, sendo o professor e o monitor facilitadores do processo. No presente estudo, as disciplinas Design for Engineering (DPE) e Computer Aided Design (DAC) fazem uso da modelagem computacional. Os resultados mostrados são positivos uma vez que traz a elevação da taxa de aprovação de mais que 90% em um conjunto de quatro diferentes turmas analisadas.
Abstract: In recent years, it has been increasingly necessary for Information Modeling in graduations in engineering, making it essential to adopt new methodologies for the teaching of the design contemplating the 3D modeling of objects simulating the environments to be projected in Engineering. Thus, the present work presents methodology of teaching of technical drawing and computer assisted design, merging the procedures of mongean and traditional projective geometry with the technologies of digital graphic representation in a specific software, aiming to better enable the student in the recognition and development of forms Bi and three-dimensional, being the teacher and the monitor facilitators of the process. In the present study, the Design for Engineering (DPE) and Computer Aided Design (DAC) disciplines make use of computational modeling. The results shown are positive since it brings the approval rate increase of more than 90% in a set of four different classes analyzed.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60868
Aparece en las colecciones: DET - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_eve_bbfreitas.pdf639,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.