Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60885
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Trabalho, educação e emancipação humana: uma análise ontológico-marxiana
Título(s) alternativo(s): Trabajo, educación y emancipación humana: un análisis ontológico-marxiano
Autor(es): Santos, Sayarah Carol Mesquita dos
Palavras-chave: Educação;Ontologia marxiana;Emancipação humana
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Eletrônica Arma da Crítica
Citação: SANTOS, Sayarah Carol Mesquita dos. Trabalho, educação e emancipação humana: uma análise ontológico-marxiana. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n. 13, p. 46-56, maio 2020.
Resumo: Trata-se de uma análise teórica da relação entre trabalho e educação na perspectiva da ontologia marxiana, bem como da articulação com os processos de emancipação humana. Adota-se a revisão de literatura pautada em referências como Lukács (2013) e Mészáros (2008), entre outros autores do pensamento marxista. A relação entre trabalho e educação na ontologia marxiana deve ter como horizonte a emancipação dos homens na formação de uma nova sociabilidade que coloca a vida humana e da natureza em primeiro lugar e não as leis do mercado e seus objetivos lucrativos. Portanto, é preciso pensar e desenvolver ações, táticas e estratégias que permitam a transformação radical do sistema, tendo na educação as possibilidades de contribuição para a formação de uma consciência crítica e socialista.
Resumen: Es un análisis teórico de la relación entre trabajo y educación desde la perspectiva de la ontología marxista, así como la articulación con los procesos de emancipación humana. Se adopta la revisión de la literatura basada en referencias como Lukács (2013) y Mészáros (2008), entre otros autores del pensamiento marxista. La relación entre trabajo y educación en la ontología marxista debe tener como horizonte la emancipación de los hombres en la formación de una nueva sociabilidad que priorice la vida humana y la naturaleza y no las leyes del mercado y sus objetivos rentables. Por lo tanto, es necesario pensar y desarrollar acciones, tácticas y estrategias que permitan la transformación radical del sistema, teniendo en la educación las posibilidades de contribución a la formación de una conciencia crítica y socialista.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60885
ISSN: 1984-4735 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_scmsantos.pdf234,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.