Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61066
Tipo: TCC
Título: O impacto da tecnologia na educação: reflexões sobre um projeto educacional de uma empresa e sua implementação em escolas de Fortaleza
Autor(es): Silveira, Scarlett Aires Vianna
Orientador: Ribeiro, Luís Távora Furtado
Palavras-chave: Educação Infantil;Tecnologia;Inovação;Innovation
Data do documento: 2020
Citação: SILEIRA, Scarllett Aires Vianna. O impacto da tecnologia na educação: reflexões sobre um projeto educacional de uma empresa e sua implementação em escolas de Fortaleza. Orientador: Luís Távora Furtado. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: A educação vem passando por muitas transformações ao longo da história, principalmente após a chegada das novas tecnologias nas salas de aula. Pensando nisso, o presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos da tecnologia na educação, considerando as transformações históricas e as diferentes demandas que as novas gerações exigem. Para isso, resgata os conceitos e finalidades básicas do processo educacional e suas relações com a cultura, especialmente sob o viés das diversas gerações que produzem e consomem o saber educacional e os consequentes conflitos entre esses diversos pontos de vista. Também apresenta um breve histórico da tecnologia e como ela vem impactando positivamente a educação, bem como os desafios impostos à educadores e instituições de ensino para implantarem seus projetos tecnológico-educacionais, especialmente nas escolas públicas brasileiras. Por fim, é apresentado o estudo de caso de uma editora brasileira que, de forma pioneira, inseriu em seus materiais didáticos recursos tecnológicos inovadores como QR Codes e realidade aumentada, e outros materiais complementares, e a visão dos pais e alunos usuários desse sistema em uma escola particular de Fortaleza sobre os resultados práticos desse aparato tecnológico para a melhoria da aprendizagem.
Abstract: Education has been through so many transformations throughout history, especially after the arrival of new technologies in classrooms. With this in mind, this paper aims to analyze the impacts of technology on education, considering the historical transformations and the different things that new generations demand. For this, it rescues the basic concepts and purposes of the educational process and its relations with culture, especially under the bias of the different generations that produce and consume educational knowledge and the consequent conflicts between these diverse points of view. It also presents a brief history of technology and how it has had a positive impact on education, as well as the challenges imposed on educators and educational institutions to implement their technological-educational projects, especially in Brazilian public schools. Finally, the case study of a Brazilian publisher that pioneered innovative technological resources such as qr codes, virtual reality and other materials by the vision of parents and students who used this system in a Private School from Fortaleza and the practical results of the technological by these tools used to improve learning.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61066
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_savsilveira.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.