Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6107
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Nelson Barros da-
dc.contributor.authorOsterno, Maria do Livramento Rios-
dc.date.accessioned2013-10-10T14:00:03Z-
dc.date.available2013-10-10T14:00:03Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationOsterno, M. L. R.; Costa, N. B. (2009)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6107-
dc.descriptionOSTERNO, Maria do Livramento Rios, A canção engajada nos anos 80: o rock não errou. 2009. Dissertação (Mestrado em Linguistica) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2009.pt_BR
dc.description.abstractThis research joins Costa’s (2001) conception that the literary and musical speech as a discursive practice serves as a reference to the subjects, legitimizing truths and spreading ways how those subjects interact with reality, with other subjects and with themselves. Our association with Costas’s mind increased further when the objective of our project was defined as the engaged songs and the songs of protest and neoprotest of the speech community of rock80, called Brock, a musical moment with great integration of youth, when the amused discourse of the rockers served as interaction and was confused with the copyright word of those young people, changing their ideas and the way they thought, felt and acted. The theory that guided our paper was the Speech Analysis by French line, the theoretic material provided by Maingueneau (2001). Our research set out to investigate the following categories ethos, set design and linguistics code in the speech of those songs, taking as reference the seminal engagement of the protest line which was in the songs of the sixties, choosing original songs of Geraldo Vandré, Zé Kéti e Sérgio Ricardo as emblem. In this paper, we proved the involvement of rock songs of eighties observing the linguistics materiality inside the code, at the capture of its ethos by those speakers, which was reflected in the construction of the scenery. The research clarified and confirmed our initial position about the existence of marks of protest in both the gestures: the literary and musical community of the sixties and the rock tribe of eighties, as well. The first one left its trademark in an analog, black and white speech, whereas the last one left its speech in a colorful, digital format. Using a visual media language, only the formats were subservient to the protest of those songspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.biblioteca.ufc.brpt_BR
dc.subjectLinguisticapt_BR
dc.subjectDiscurso Literomusicalpt_BR
dc.subjectCanções de Protestopt_BR
dc.subjectRock80pt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectLiterary and Musical speech: Songs of Protestpt_BR
dc.subjectRock80pt_BR
dc.subjectSpeech Analysispt_BR
dc.subjectRock - Aspectos Políticos - Brasilpt_BR
dc.subjectCanções de Protesto - Brasil - História e Críticapt_BR
dc.subjectGrupos de Rock - Brasilpt_BR
dc.subjectMúsicos de Rock - Brasilpt_BR
dc.subjectMúsica e Sociedade - Brasilpt_BR
dc.subjectRock - Aspectos Sociais - Brasilpt_BR
dc.titleA canção engajada nos anos 80: o rock não erroupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEssa pesquisa se filia à concepção de COSTA (2001) de que o discurso literomusical enquanto prática discursiva serve de referência para os sujeitos, como legitimador de verdades e disseminador de maneiras de como esses sujeitos interagem com a realidade, com os outros sujeitos e com eles próprios. Essa nossa associação ao pensamento de Costa(2001) recrudesce ainda mais posto que o escopo de nosso projeto foram as canções engajadas, de protesto, ou neoprotesto da comunidade discursiva do rock80, o chamado Brock, momento musical de grande inserção no meio da juventude, onde o discurso alheio dos rockeiros serviu de alteridade e em muito se confundiu com a palavra autoral dessa juventude lhe modificando idéias, maneira de pensar, sentir e agir. A teoria de base que norteou o nosso trabalho foi a Análise do Discurso de linha francesa, material teórico fornecido por Dominique Maingueneau(2001). Nossa pesquisa se propôs a investigar as categorias ethos, cenografia e código lingüístico no discurso dessas canções, tendo como referencial o engajamento seminal da linha de protesto das canções da década de sessenta, escolhendo canções matrizes emblemáticas do cancioneiro de Geraldo Vandré, Zé Kéti e Sérgio Ricardo. Comprovamos o engajamento das canções rockeiras de 80 via materialidade lingüística expressa no código, na captação do ethos de seus enunciadores quando da construção da cenografia. A pesquisa esclareceu e comprovou nossa posição inicial acerca da existência das marcas de protesto nos dois gestos enunciativos: tanto na comunidade literomusical dos anos sessenta quanto na tribo rockeira de 80, aquela deixando sua marca registrada em preto e branco, de forma analógica, e esta pontuando no seu discurso o colorido e o formato digital. Usando uma linguagem midiática visual, apenas os formatos é que se emprestaram subservientes ao protesto das cançõespt_BR
dc.title.enThe song engaged in the 80s: the rock was not wrongpt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_dis_mlrosterno.pdf904,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.