Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61451
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Luís Távora Furtado-
dc.contributor.authorGabriel Neto, José Antônio-
dc.date.accessioned2021-10-23T03:21:17Z-
dc.date.available2021-10-23T03:21:17Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationGABRIEL NETO, José Antonio. Pesquisa e pós-graduação em educação na formação de historiadores: narrativas de professores cearenses. Orientador: Luís Távora Furtado Ribeiro. 2020. 121 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61451-
dc.description.abstractIn recent years, policies for higher education and teacher training have undergone significant changes in the Brazilian educational scenario. In this sense, the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) has been responsible for promoting, stimulating, evaluating and monitoring Brazilian postgraduate courses for over 40 years. Thus, we aim to understand what role a postgraduate education course plays in the work of the history teacher of basic education. As a methodology, we used bibliographic research, fieldwork and interviews with 4 (four) history teachers from Ceará's basic education network who are masters or doctors in education. As primary sources we use ordinances, laws and documents from Capes that deal with postgraduate studies. From the aforementioned references, we built a discussion on the formation of history teachers, policies for higher education, research and graduate studies. Through the interviews conducted, we found that not only postgraduate programs have a fundamental role for teachers, but it is a space for reflection and professional growth for them. We also found that public policies for teacher education are distant from the university, even though teachers have graduated from them. The knowledge constituted in the experience within the programs proves to be fundamental, since all teachers are acting in a very solid way in their areas of expertise. In this way, we consider that the work allowed the exploration of a still new facet in research on CAPES training policy by analyzing what their influence was on the training and teaching practice of history teachers. This work was carried out with the support of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - Brazil (CAPES) - Financing Code 001.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPós-Graduaçãopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titlePesquisa e pós-graduação em educação na formação de historiadores: narrativas de professores cearensespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrNos últimos anos, as políticas para o ensino superior e formação docente passam por mudanças significativas no cenário educacional brasileiro. Nesse sentido, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) toma para si o fomento, estímulo, avaliação e acompanhamento da pós-graduação brasileira há mais de 40 anos. Dessa forma, objetivamos compreender qual o papel que cursar uma pós-graduação em educação exerce no trabalho do professor de História da educação básica. Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica, trabalho de campo e entrevista com 3 (três) professores de história da rede de educação básica do Ceará que sejam mestres ou doutores em educação. Como fontes primárias utilizamos portarias, leis e documentos da Capes que tratam sobre a pós-graduação. A partir dos referenciais citados, construímos uma discussão sobre formação de professores de história, políticas para a educação superior, pesquisa e pós-graduação. Através das entrevistas realizadas, constatamos que não apenas os programas de pós-graduação têm papel fundamental para os professores como é espaço de reflexão e crescimento profissional destes. Verificamos ainda que as políticas públicas para a formação docente estão distantes da universidade, mesmo que os professores tenham feito suas graduações nestas. O saber constituído na experiência dentro dos programas mostra-se fundamental, uma vez que todos os professores estão atuando de maneira bastante sólida em suas áreas de atuação. Dessa maneira, consideramos que o trabalho permitiu a exploração de uma faceta ainda nova nas pesquisas sobre a política de formação da CAPES ao analisar qual a influência destas na formação e prática docentes dos professores de história. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.pt_BR
dc.description.abstract-esEn los últimos años, las políticas de educación superior y formación docente han experimentado cambios significativos en el escenario educativo brasileño. En este sentido, la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (CAPES) ha sido responsable de promover, estimular, evaluar y monitorear los posgrados brasileños por más de 40 años. De esta forma, buscamos comprender qué papel juega un curso de educación de posgrado en la labor del profesor de historia de la educación básica. Como metodología, se utilizó investigación bibliográfica, trabajo de campo y entrevistas con 4 (cuatro) profesores de historia de la red de educación básica de Ceará que son maestros o doctores en educación. Como fuentes primarias utilizamos ordenanzas, leyes y documentos de Capes que tratan de estudios de posgrado. A partir de las referencias mencionadas, construimos una discusión sobre la formación de profesores de historia, políticas para la educación superior, investigación y posgrado. A través de las entrevistas realizadas, encontramos que no solo los programas de posgrado tienen un rol fundamental para los docentes, sino que es un espacio de reflexión y crecimiento profesional para ellos. También encontramos que las políticas públicas de formación docente están distantes de la universidad, a pesar de que los docentes se han graduado de ellas. El conocimiento constituido en la experiencia dentro de los programas resulta fundamental, ya que todos los docentes están actuando de manera muy sólida en sus áreas de especialización. De esta forma, consideramos que el trabajo permitió explorar una faceta aún nueva en la investigación sobre la política de formación de CAPES al analizar cuál fue su influencia en la formación y práctica docente de los profesores de historia. Este trabajo fue realizado con el apoyo de la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamiento 001.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tese_jagabrielneto.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.