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Tipo: Dissertação
Título: Páginas ainda em branco: a presença/ausência do negro nas coleções didáticas de literatura, um estudo de caso
Autor(es): Varela, Camila Gomes
Orientador: Oliveira Júnior, José Leite de
Palavras-chave: Ensino de literatura;Livro didático;Questão racial negra;Literature teaching;Textbooks;Black racial issue
Data do documento: 2021
Citação: VARELA, Camila Gomes. Páginas ainda em branco: a presença/ausência do negro nas coleções didáticas de literatura, um estudo de caso. Orientador: José Leite de Oliveira Júnior. 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Departamento de Literatura, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: A educação básica, historicamente, não considerou a pluralidade brasileira de forma devida em seus currículos, pois, em parte, ignorou negros e outros grupos minoritários, como os povos indígenas e as mulheres. Diante dessa problemática e depois de muita luta do movimento negro, foi criada a Lei nº 10.639/03, com o intuito de garantir o ensino dos conteúdos relacionados à história e à cultura afro-brasileira e africana. A partir dessa nova configuração, o presente trabalho tem como finalidade descrever e analisar a forma como livros didáticos de diferentes períodos abordaram a questão racial negra na área específica da literatura, tendo em vista que essas obras são importantes indicadores dos conteúdos vistos em sala. Isso ocorre porque, muitas vezes, são elas que selecionam os textos literários, autores e perspectivas literárias que serão abordados no ensino de literatura. Para a realização desta pesquisa, foram elegidos três livros didáticos de temporalidades diferentes da mesma editora e de um único autor, Willian Roberto Cereja. Os livros selecionados foram: Literatura Brasileira (1995), Literatura Brasileira – em diálogo com outras literaturas e outras linguagens (2005) e Português Contemporâneo – diálogo, reflexão e uso (2016). A escolha se deu pelo fato de ser esse um autor de grande popularidade e por publicar em uma das grandes editoras de livros didáticos do Brasil, a Editora Saraiva. Além dessa questão, o marco temporal de publicação desses livros também foi um dos critérios para tal escolha, pois os livros abarcam, respectivamente, o período anterior à referida lei, um momento imediato após sua promulgação e, por fim, um momento bastante posterior à lei. Assim, o trabalho avalia como esses livros, utilizados em todo Brasil, apresentam ou não a questão racial do negro, por meio da análise descritiva do repertório de escritores e de textos literários e da comparação entre os três livros. Como resultados obtidos, a pesquisa demonstra que a questão racial negra foi e ainda é negligenciada, apesar de evidentes melhorias. Nesse sentido, pode-se inferir que muitos estudantes da educação básica não tiveram e não têm contato profundo com o discurso literário produzido pelos negros e negras brasileiros, além de não possuírem contato com as discussões relacionadas à raça e à literatura, dificultando, assim, a construção de uma educação verdadeiramente democrática.
Abstract: Historically, basic education has not taken into due consideration the Brazilian plurality in its curricula, since it has partly ignored black people and other minority groups such as indigenous people and women. In the face of this issue, after much struggle by the black movement, Law nº 10.639/03 was created in order to ensure the teaching of content related to Afro-Brazilian and African history and culture. In view of this new configuration, this paper aims at describing and analyzing how textbooks, from different periods, have addressed the black racial issue in the specific area of literature, having in mind that such books are important indicators of the content worked in class, often selecting literary texts, authors and literary perspectives to be discussed in literature classes. For the research, three textbooks from different periods, from the same publishing house and a single author, namely Willian Roberto Cereja, were chosen. The selected textbooks are: Literatura Brasileira (1995), Literatura Brasileira – em diálogo com outras literaturas e outras linguagens (2005) and Português Contemporâneo – diálogo, reflexão e uso (2016). Such a choice was made because this is a very popular author, having his books published by Editora Saraiva, which is one of the major textbook publishers in Brazil. Besides this, the time milestones of publication of these books were part of the criteria for this choice as well, since such books cover respectively the period just before the referred law, a moment immediately after its promulgation, and, finally, a moment after this law. Thus, this paper assesses how these textbooks, used throughout Brazil, whether or not approach the racial issue of black people, through a descriptive analysis of the repertoire of writers and literary texts as well as a comparison between the three books. The research demonstrates as results that the black racial issue has been, and still is, neglected, even though clear improvements can be observed. In this respect, we may infer that many students in basic education neither have had a closer contact with the literary discourse produced by black people in Brazil, nor with the discussions related to race and literature, which is an obstacle to building a truly democratic education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61651
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